Folhetim das 18h mostra luta das mulheres contra o preconceito

Lado a Lado termina amanhã. O fim da novela das 18h da Globo, coincide com o Dia Internacional da Mulher, e terminará discutindo justamente a condição feminina através da relação das personagens Constância (Patrícia Pillar) e Laura (Marjorie Estiano).

Constância internou a filha, Laura, num sanatório para impedi-la de denunciar um esquema de corrupção no Judiciário do qual ela fez parte. E segundo Cláudia Lage, que escreve o folhetim com João Ximenes Braga, esse momento dramático da personagem foi inspirado em histórias reais e serve para mostrar o quanto muitas mulheres sofreram por sonharem com novos horizontes.

“Era uma prática comum no século XIX, que perdurou até meados do século XX. No estudo que nossa pesquisadora, Luciane Reis, fez pra gente, os prontuários dos médicos eram impressionantes. As justificativas para a internação parecem inverossímeis aos olhos de hoje. ‘A paciente apresenta grave obsessão por livros’, ‘desprezo pela família’, ‘excitação sexual nervosa’, ‘recusa em ter filhos’”, explicou a autora, acrescentando que essas mulheres tinham algo em comum.

“Um dado notável é que boa parte das pacientes nos sanatórios era mulheres que haviam estudado além do estipulado para as mocinhas na época, que só aprendiam o suficiente para ler, escrever e fazer contas. Elas foram além, eram mulheres com o intelectual acentuado, com interesses sociais e profissionais, que fugiam à ideia do casamento e da maternidade como o único destino possível. Foram tantas mulheres que passaram por isso que os seus nomes só chegaram a nós por meio de suas tristes histórias, já que todo o impulso delas de independência foi sufocado pelos familiares, o pai ou o irmão, ou pelo marido, que tinham a autorização para interná-las mesmo contra a vontade.”

A novela cumpre o papel de abrir a discussão, mas promete final feliz para a personagem da atriz curitibana. Edgar (Thiago Fragoso), descobrirá a mulher do manicômio e vai tirá-la de lá. Algum tempo depois, o casal irá a um cartório e pedirá a revogação do divórcio.

Voltar ao topo