Figura humana ganha destaque em exposição no MuMa

No roteiro de exposições de artes plásticas, um dos destaques é a mostra "Figuras no Acervo da Fundação Cultural de Curitiba", em cartaz no MuMA – Museu Metropolitano de Arte, até o dia 08 de maio. Sob a curadoria de Nilza Knechtel Procopiak, estão reunidas na Sala Célia Neves Lazzarotto 37 obras que privilegiam a figura humana, realizadas por representativos artistas brasileiros.

O público tem acesso a um recorte do acervo da Fundação Cultural de Curitiba, que abrange mais de um século em obras de arte. Estão expostas, entre outras produções, pinturas de Alfredo Andersen e de seu filho, Thorstein, ao lado de trabalhos de Freysleben, Turin, Theodoro De Bona, Guido Viaro, Bakun, além de obras de Franco Giglio, Márcia Simões, Suzana Lobo, Jair Mendes e Raul Cruz, junto a um Portinari que retrata José Candido Muricy, um dos raros mecenas de Curitiba.

"Por mais que se trabalhe com um acervo, a curadoria de arte é sempre um desafio", diz Nilza Procopiak. A curadora procurou seguir uma linha cronológica na escolha das obras que compõem a exposição, agregando um grande número de informações aos trabalhos para permitir ao visitante conhecer melhor cada artista. Nessa recuperação de dados, Nilza também colocou obras pouco divulgadas. Um exemplo é "Mulher – 4" (acrílica sobre tela), do pintor Paulo Valente, que foi o precursor de exposições em salas diferenciadas. O artista, paranaense da Lapa e já falecido, abrigava mostras no espaço de sua própria loja de móveis contemporâneos.

Serviço
MuMA – Museu Metropolitano de Arte de Curitiba
(Centro Cultural Portão – Av. República Argentina, 3.430)
Sala Célia Neves Lazzarotto
Exposição "Figuras no Acervo da Fundação Cultural de Curitiba"
Aberta ao público até o dia 08.05.05
Horário de visitas: de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 13h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 19
Entrada franca

Voltar ao topo