Festival de Gramado dispensa ineditismo

A 33.ª edição do maior festival cinematográfico da América Latina está cheia de atrações em sua edição 2005. O Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino, que acontece na Serra Gaúcha, de 15 a 25 de agosto, recebeu significativas alterações em sua mostra competitiva, a fim de tornar a cerimônia mais ágil, valorizando a qualidade das produções inscritas e apresentadas.

A partir de agora não haverá mais exigência de ineditismo em festivais mas ficam de fora filmes já exibidos comercialmente em cinemas ou televisão.

A Comissão Organizadora aumentou o número de filmes participantes do evento. As produções latinas – até oito – serão apresentadas à tarde, no Palácio dos Festivais, com entrada franca, ocupando o espaço destinado aos documentários nos anos anteriores. Os documentários e os longas-metragens latinos mudam de horário no Palácio dos Festivais. A noite será exclusiva para exibição de produções nacionais. De segunda a sexta-feira, o Palácio dos Festivais receberá documentários, longas-metragens e curta-metragens. Este ano o número de curtas 35 mm está limitado ao número máximo de dez filmes. No sábado, o Palácio dos Festivais, tradicional palco de entrega dos Kikitos, receberá também a solenidade de premiação dos troféus Oscarito e Eduardo Abelin.

Voltar ao topo