Exposição reúne trabalhos de jovens artistas

A exposição Houston, We’ve Had a Problem é a marca pública e afirmativa de 11 artistas jovens que apostam no caráter presencial da ex­­periência estética e do trabalho de arte. E isso pode ser observado nas obras expostas com um grande número de pinturas, pois para vários desses artistas, a pintura, assim como a fotografia ou a escultura, não passa de um modo de testar uma possível fenomenologia da imagem.

No contexto de Houston, o diálogo da exposição nasce do encontro entre as obras de William Machado e Tony Ca­­margo, quando um falta o outro sobra e vice-versa. Porém, em ambos, a virtualidade da imagem é já um pressuposto poético, um ponto de partida inclusive da própria execução material.

Outra surpresa é o caráter presencial e o apelo à experiência das pinturas de Tatiana Stropp e das esculturas de Juliana Burigo, ambas dispostas a repensar o anacronismo das imagens modernas. Longe de qualquer verborragia técnica ou processual, Tatiana se concentra nas sutilezas da percepção, oferecendo ao olho inquieto do observador uma extensa variação de reflexos e opacidades em si. Já com Juliana, o procedimento se inverte: a pop que se atualiza e reprocessa na variação de uma única e mesma forma que se dobra, sinuosa, sobre si.

Cleverson Oliveira traz a ironia poética: postos lado a lado, desenhos e fotografias exploram a confluência plástica de desfocagens e movimentos congelados para indicar que um inventário do hiper-realismo é já ele mesmo a ruína da própria idéia de estilo. Em outros casos, como em Fernando Burjato ou Gabriele Gomes, é a própria margem das obras, desfiada agora num possível limite dos corpos, que parece expulsar um certo sentido de imagem, mas tão so­­mente para reavê-lo em seguida, como parte dos velhos hábitos do olhar.

Serviço:
De 27/07 a 08/08/2009 – segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 14h
Preço: GRÁTIS
Galeria Casa da Imagem
Rua Doutor Faivre, 591
Centro – Curitiba
Telefone(s):
(41) 3362-4455