Exposição mostra biodiversidade do Lagamar

Localizado entre os municípios de Guaraqueçaba (PR) e Cananéia (SP), o complexo Lagamar constitui o maior trecho de Mata Atlântica preservado do Brasil.
A exposição, que acontece na praça de eventos do Shopping Crystal, faz parte do projeto “Cruzeiros Científicos”, coordenado pelo professor Emygdio Monteiro Filho e pelo biólogo Renato Garcia Rodrigues. A iniciativa é financiada pela Fundação Araucária. A entrada é franca.

“Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Lagamar abriga uma incrível biodiversidade, paisagens extraordinárias e a rica cultura caiçara”, explica Rodrigues. “Esta região, mesmo localizada muito próxima a grandes centros urbanos como Curitiba, inexplicavelmente ainda é desconhecida da maioria da população.”

Um dos objetivos do projeto é conscientizar o público a respeito da importância da manutenção do Lagamar. Em três anos, o projeto percorreu mais de 2 mil quilômetros, mapeando e gerando informações sobre a biodiversidade da região.

“Esta exposição é fruto do pensamento de que é possível aliar arte ao conhecimento científico, tornando-o mais agradável e auxiliando na conscientização sobre o quanto é belo e importante conservar o Lagamar”, afirma o biólogo.

Durante o projeto, foi desenvolvida uma metodologia de monitoramento da fauna do Lagamar. Entre as espécies cuja distribuição foi mapeada estão o boto-cinza, a lontra, as garças, as aves marinhas e o jacaré-de-papo-amarelo. A partir de tais informações, serão desenvolvidos mapas temáticos. Esse mapeamento servirá como ferramenta para a gestão da área.

Outro objetivo foi capacitar estudantes para a realização de pesquisas na região, o que envolveu desde acompanhamento bibliográfico até a capacitação sobre navegação e logísticas de campo. O volume de pesquisas na região ainda é considerado pequeno.