Evangelho segundo São Mateus em cena

Tem início hoje a terceira temporada da peça Evangelho segundo São Mateus, em Curitiba. Desta vez, as apresentações acontecem no Teatro José Maria Santos. O espetáculo relata o Evangelho de São Mateus, um dos evangelhos que compõem o Novo Testamento.

Mateus apresenta a história de Jesus, filho de Deus. A peça também faz conexões com outras “leituras” da mesma história e paralelamente com o Oitavo Poema do Guardador de Rebanhos, de Fernando Pessoa. A temporada em Curitiba vai até o dia 29 deste mês.

A peça tem como personagens cinco padeiros que, enquanto preparam o pão, conversam sobre o Evangelho de São Mateus, que tem um formato poético, segundo o autor e diretor do espetáculo, Edson Bueno.

Tudo na peça acontece pelo poder da palavra e a reflexão sobre ela, desde a anunciação até a ressurreição. Ao mesmo tempo, existe o destaque para o Oitavo Poema do Guardador de Rebalhos.

“É uma leitura humanista da história. Este é considerado o evangelho mais poético. Fernando Pessoa disse a mesma coisa de forma diferente. E essa conexão transforma em uma leitura bem mais humanista. O público vai ter uma experiência de humanidade”, comenta. Estão no espetáculo algumas passagens como o Sermão da Montanha e as parábolas.

De acordo com Bueno, quando surgiram as discussões sobre quem contaria esta história, veio a lembrança de que o pão e o vinho fazem parte dela. “Enquanto os atores estão no palco, eles literalmente fazem o pão e conversam sobre o significado simbólico do pão. No final tem um pão pronto. É uma experiência lúdica de se relacionar”, afirma o diretor.

O espetáculo permite a interferência do público. Esta interferência não é obrigatória, mas as pessoas se sentem à vontade de participar porque ficam envolvidas na relação de conversa criada no espetáculo, conforme Bueno. O elenco da peça é composto por Marcelo Rodrigues, Regina Bastos, Diego Marchioro e Martina Gallarza.

Serviço

O espetáculo O Evangelho segundo São Mateus, no Teatro José Maria Santos, até 29 de novembro. Sessões de quarta a sábado, às 20h, e domingos às, 19h. Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Entradas à venda na bilheteria do teatro, Livrarias Curitiba (Shopping Estação), Disk Ingressos (quiosques dos shoppings Curitiba e Mueller) e pelo site www.teatroguaira.pr.gov.br.

Voltar ao topo