Espetáculos sempre com qualidade

Sensualidade, beleza e muito talento estão presentes em Lecuona, o espetáculo do ano do Grupo Corpo. A coreografia de Rodrigo Pederneiras inspirada nas canções românticas e até mesmo derramadas do compositor cubano Ernesto Lecuona conquistou o público e a crítica. A companhia apostou em 12 pas-de-deux e um final deslumbrante: uma valsa com todo o elenco em cena. Mulheres com fendas, decotes, babados em vestidos de cores vibrantes e salto alto. Homens de preto, com sapatos de verniz.

Latinidade e paixão em uma peça que deixou gostinho de quero mais, um prazer que arrebatou o público. Quando o assunto é platéia, Samwaad -Rua do Encontro, de Ivaldo Bertazzo, mostrou a que veio com ingressos disputados até o fim da primeira temporada. O Sesc Belenzinho recebeu meninos e meninas de Organizações Não Governamentais de São Paulo e Bertazzo mostrou competência ao transformar esses jovens em cidadãos-dançantes. Impressiona a coordenação motora, o sentido de grupo nessa mistura de ritmos brasileiros e indianos, tanto na dança como na música marcada pelo encontro dos indianos do grupo Gandharva Mahavidyalaya, do pianista Benjamin Taubkin e de 31 ritmistas de escolas de samba da cidade.

Na edição deste ano do Rumos Dança do Itaú Cultural vale destacar o polêmico O Samba do Crioulo Doido, de Luis de Abreu. O solo que discute preconceito, racismo e patriotismo impressionou por onde passou. No Festival Interartes da Serra da Capivara, no Piauí, Abreu levou o público à indignação. Wagner Schwartz com Wagner Ribot Pina Miranda Xavier Le Schwartz Transobjeto trouxe ao debate a questão das referência e identidade na dança.

Duas cariocas marcaram presença na cidade, Márcia Milhazes com o premiado (APCA 2004) Tempo de Verão e Dani Lima com Falam as Partes do Todo?. Ao som de valsas brasileiras e ruídos da natureza, três intérpretes dialogam entre si sob a direção de Márcia. Dani Lima investe nas relações entre a dança e as artes visuais especialmente com o trabalho da artista plástica Tatiana Grinberg. Na cena paulista, Roberto e Gustavo Ramos e Catarina Cappeletti estabeleceram relações entre a psicologia e a física em Satélites.

Adriana Grecchi desenvolveu interessante pesquisa em Por Que nunca me Tornei um/a Dançarino/a, Mário Nascimento por Escambo e Marta Soares com o também premiado (APCA 2004) O Banho. A Companhia 2 do Balé da Cidade parece ter encontrado um bom caminho a seguir com o projeto Solo em Questão.

Entre as diversas atrações estrangeiras que desembarcaram por aqui, vale destacar Soundance (1975) e Biped (1999) que a Merce Cunningham Dance Company apresentou no Teatro Municipal.

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