Espetáculo O quebra Nozes volta ao Guaíra

Em 1816 o escritor E.T.A. Hoffman escreveu o conto O quebra-nozes, que abordava as fraquezas humanas. Posteriormente, Alexandre Dumas fez uma versão infantil para o conto. Em 1891, o coreógrafo e diretor do Balé Imperial Russo, Marius Petipa, pediu a P.Y. Tchaikovsky uma partitura musical para o balé.

Transcrito em versões clássicas e modernas ao longo dos anos, o Balé do Teatro Guaíra montou o espetáculo pela primeira vez em 1980, em uma versão de Carlos Trincheiras. Em 2004, a diretora do Balé Teatro Guaíra, Carla Reinecke, montou uma versão clássica e dinâmica de O quebra-nozes. Sucesso nos palcos, a peça volta ao Guaíra a partir de hoje.

Nessa primeira noite, o espetáculo será aberto apenas para convidados, mas a partir de amanhã, o público poderá acompanhar o conto numa grande produção em conjunto entre a Escola de Dança Teatro Guaíra, o coral Nova Philarmonia e a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi. Representado em dois atos e três cenas, a montagem tem duas horas de duração, com 15 minutos de intervalo.

?O roteiro foi criado a partir da versão de Alexandre Dumas, mas o espetáculo também é voltado para o público adulto, com muita ação?, afirma Carla Reinecke. Segundo ela, foram feitas algumas modificações no roteiro de Dumas. A história se passa na véspera de Natal da mansão Stahlbaum. Enquanto a família recebe seus convidados, seus filhos, Clara e Fritz, recebem do padrinho de Clara, Drosselmeier, um boneco quebra-nozes vestido de soldado e uma noz. Após o término da festa, quando a madrugada nasce, eventos estranhos acontecem ordenados por Drosselmeier.

Quando Clara acorda, vê seu boneco ganhar vida, e pelos feitiços do padrinho, vê ele se tornar um príncipe que a convida para uma viagem por diversos reinos encantados. O primeiro ato termina quando Clara e o Príncipe deixam o Reino das Neves. Já no segundo ato, Clara e o Príncipe são recebidos por uma fada e pela rainha do Reino dos Doces. Após se entreter com anjos, flores e figuras mágicas, a jovem se despede do encantamento e volta a realidade abraçada com seu presente de Natal, o boneco quebra-nozes. ?O espetáculo é um todo, procuramos coreografar pelo roteiro, em sintonia com a música?, diz Carla Reinecke.

Serviço:

Balé O quebra-nozes, no Teatro Guaíra, de 9 a 18 de dezembro. Aberto ao público amanhã. Apresentações nos dias 10, 15, 16 e 17, às 20h30, e dias 11 e 18, às 18h. Ingressos a R$ 15, ou R$ 10 mais a doação de um livro literário infanto-juvenil. Informações pelo telefone (41) 3304-7900.

Voltar ao topo