Escritor Fabrício Carpinejar participa de evento literário em Curitiba

Nos dias 28 e 29 de novembro, o escritor gaúcho Fabrício Carpinejar participará dos projetos literários mais antigos e contínuos de Curitiba, que está em sua 31ª edição. Promovidos pelas Escolas Positivo, instituição de Educação Básica do Grupo Positivo, o Palavra Viva e o Palavrinha Viva são concursos literários que têm o objetivo de incentivar a produção escrita e revelar talentos da literatura entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Carpinejar, que tem 12 livros publicados e já recebeu diversos prêmios de literatura, participará do Palavra Viva e do Palavrinha Viva para falar aos alunos e familiares sobre a importância da literatura, especialmente na infância e na adolescência. A participação de um escritor de renome no concurso literário demonstra o incentivo constante das Escolas Positivo à leitura e à escrita, já que o autor tem larga experiência no assunto.

No lançamento do livro Palavra Viva, o repentista César Obeid, de São Paulo (SP), falará sobre a literatura de cordel e fará apresentações de rimas. Em seguida, acontecerá a entrega dos livros dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com uma apresentação destes estudantes no intervalo. No lançamento do livro Palavrinha Viva, haverá apresentação de peças teatrais com personagens de livros lidos pelos alunos durante o ano. Entre as entregas dos livros, haverá esquetes com estes personagens. Após as apresentações, os alunos e seus familiares participarão de um coquetel com noite de autógrafos.

Palavra Viva e Palavrinha Viva

A participação no concurso literário inicia na sala de aula. Os alunos produzem seus textos com a ajuda do professor e de materiais de apoio, como livros, dicionários, recortes de jornal ou anotações no caderno. Após a correção e a discussão dos critérios e dificuldades observados pelo professor nas redações da turma, os alunos reescrevem seus textos. Essa atividade, além de garantir maior consistência aos textos, estimula a prática da releitura e da reanálise das produções. Quando estão prontos são avaliados por uma banca de professores e premiados pela Academia Paranaense de Letras. As produções selecionadas são compiladas nos livros Palavra Viva e Palavrinha Viva, que são entregues aos participantes e seus familiares no dia do evento.

Além disso, desde a última edição existe a categoria ?Obra Literária?, na qual são publicados livros em três categorias: 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª séries e Ensino Médio. Os três autores selecionados levam 100 exemplares de seus livros para casa. Durante a premiação desta categoria, que encerra o evento, acontecerá a participação de Fabrício Carpinejar, que, além de ter vários livros publicados, recebeu os prêmios: Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores (1998); Destaque Literário da 46ª Feira do Livro de Porto Alegre (2000); Açorianos de Literatura (2001 e 2002); Marengo D?Oro ? Itália (2001), Cecília Meireles, da União Brasileira de Escritores (2002) e Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras (2003).

Voltar ao topo