Emílio Santiago comemora 38 anos de carreira

O cantor Emílio Santiago é um dos raros casos de unanimidade dentro da música popular brasileira. Com 38 anos de carreira e quase 30 discos lançados, Santiago consegue agradar tanto a gregos quanto a troianos com sua voz inconfundível e mostra que, assim como vinho, quanto mais o tempo passa, melhor fica.

A prova disso é que o cantor é mais uma vez finalista do Prêmio Tim de Música, considerada uma das principais premiações da música nacional.

Santiago disse estar muito feliz com a indicação ao Prêmio Tim. ?Estou muito contente em ter sido selecionado, mais uma vez, para concorrer ao Prêmio Tim de Música, que é uma coisa fantástica. Também estou feliz pelo fato da crítica e do público terem recebido maravilhosamente bem o meu último trabalho, De um jeito diferente. Esse disco é muito importante porque marca um novo período na minha carreira. Foi um disco em que pude trabalhar bem, escolher o repertório, o produtor, entre outras coisas. Creio que ele seja um apanhado de toda a minha carreira?, diz o músico.

A carreira musical desse carioca da gema começou na década de 70, quando ele começou a cantar em festivais universitários nos tempos em que cursava direito. Um pouco mais tarde, Santiago começa a participar de programas de calouros na televisão, chegando a ser finalista de um concurso de programa do apresentador Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi.

Em 1975, lança seu primeiro álbum, intitulado Emílio Santiago, que chamou a atenção pelas músicas Brother (de autoria de Jorge Benjor) e Bananeira (escrita por João Donato). ?Atravessei várias fases na minha carreira e fiz trabalhos dos quais orgulho muito. Sempre estou tentando tirar o melhor de mim em cada disco e é por isso que continuo na música.?, afirma.

Mesmo com um 38 anos de carreira, o cantor admite estar ansioso pelo resultado da premiação. ?Já venci vários prêmios, inclusive venci o Tim em 2003 como melhor cantor e melhor disco pelo trabalho Emílio Santiago encontra João Donato. Estou na expectativa por mais esse Prêmio Tim, que é muito legal e democrático. Entretanto, só o fato de ter sido indicado aos prêmios é, para mim, uma grande vitória, pois estou certo que isso é o resultado que construí ao longo dos anos da minha carreira?, explica.

Mesmo com todos esses anos como artista e com inúmeras canções gravadas, Emílio Santiago revela qual é sua música favorita. ?Sem sombra de dúvida é Saigon. Creio que todo cantor tem uma música que o marca. Em qualquer show que eu me apresente, tenho que cantar Saigon. Ela está para mim assim como Conceição está para Cauby Peixoto?, diverte-se.

Para o futuro próximo, Emílio Santiago quer divulgar seu novo DVD, De um jeito diferente, e fazer muitos shows. ?Quero cair logo na estrada e espero poder tocar em Curitiba?, encerra.

Voltar ao topo