Em pleno frio carioca é lançada moda verão

O Fashion Rio, que terminou na semana passada, abriu a temporada mundial de verão e consagrou a moda artesanal e a diversificação dos mais diversos estilistas que desenham moda praia ou moda para um país tropical. Durante seis dias, 35 grifes apresentaram seus produtos para um público de quase 80 mil pessoas e cerca de 700 jornalistas. Os desfiles do Fashion Rio ocorreram em quatro tendas de 450, 600, 1 mil e 1,5 mil lugares construídas no MAM, sem afetar as instalações do museu.

De fato, os números de toda organização do evento são impressionantes: investimentos de seis milhões de reais, três mil postos de trabalho, 300 jornalistas, belas roupas, feira de negócios e modelos bonitas, dezenas delas, entre Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Naomi Campbell e Letícia Birkheur. Segundo a diretora do evento, o Rio de Janeiro é capital mundial da moda primavera-verão.

Isabeli Fontana
para Salinas.

Duas marcas inovaram no formato e na apresentação de suas coleções. Alessa – que participou pela primeira vez do Fashion Rio – mostrou suas peças em um desfile-performance em sua própria casa em Ipanema, e a Tessuti teve como cenário a Baía da Guanabara, fazendo sua apresentação na Ilha Fiscal.

Um dos destaques do evento foi a música com grifes como a Salinas e a Lei Básica – que levaram grupos para tocar ao vivo durante os desfiles – e a Totem, que se inspirou na vida de Dorival Caymmi. Outro ponto importante desta edição foi a consagração do artesanato brasileiro nas peças elaboradas para os desfiles. ?O que se viu nas passarelas cariocas será moda no verão do mundo todo. Esta edição do Fashion Rio consagrou o bordado, o fuxico e o artesanato, que vivem um momento de auge no mercado brasileiro e internacional. O toque artesanal, aliás, é uma vocação nossa, do Brasil?, afirma Eloysa Simão.

Abertura

Animale.

Na noite de abertura do Fashion Rio, a tradicional confecção carioca Maria Bonita, que abriu os trabalhos, foi ofuscada pela Lilica Ripilica, que apresentou uma coleção de biquínis e maiôs infanto-juvenis. Além do desfile das meninas, para representar as ?juvenis? esteve presente  Yasmim Brunet, atualmente loira que, como filha da famosa Luiza, atraiu centenas de fãs e fotógrafos.

No segundo dia, abusando da criatividade, a marca Alessa apresentou um desfile em clima lar doce lar. A casa é o ateliê da estilista Alessandra Migani, em Ipanema, zona sul do Rio. As situações em que as modelos foram colocadas, fazendo pose na sacada ou em cima da árvore, eram exageradas, chegando ao ponto de ?esconder? o principal, ou seja, a moda.

Gisele Bündchen
para Colcci.

Num dos desfiles mais esperados do Fashion Rio, a tradicional marca de biquínis e shorts Blue Man apresentou no terceiro dia algumas novidades para o próximo verão. Há mais de 30 anos a Blue Man influencia as cariocas e conseqüentemente as brasileiras que utilizam a moda praia. O paraense David Azulay, dono da marca, desenhou o primeiro biquíni em 1972, baseado num pedaço de jeans e, em seguida, a modelo Rose Di Primo virou a garota-propaganda da grife, que ganhou toda a costa brasileira. Há pelo menos 20 anos, Daniel desenha sua moda utilizando estampas fortes, bem coloridas, meio hippie, meio tropicalista.

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Uma confecção que fez sucesso entre as mulheres foi a Sandpiper, que apresentou roupas mesmo, vestidos, calças, paletós, conjuntos completos de saia, blusa e casaco, tudo verão, bem entendido, e ainda de quebra colocou na passarela Felipe Dylon, Evandro Mesquita e Paulo Zulu.

Blue Man.

Ainda no terceiro dia, quinta pela manhã, todas as atenções ficaram para a Tessuti que apresentou seus modelos na famosa Ilha Fiscal, local de bailes memoráveis durante a época do Império. A decepção foi geral. A Tessuti mostrou produtos muito quentes para o verão, ou seja, vestidos e saias repletos de panos, longos, casacos e blusas de manga comprida, parecendo mais moda para o verão inglês, que, como todos sabem, cai num sábado.

O do Fashion Rio esquentou mesmo no quarto dia, sexta-feira, quando todos sabiam que Gisele Bündchen estava na cidade e iria desfilar para Colcci. Mesmo assim a primeira confecção a causar um bom impacto junto à imprensa foi a TNG, que apresentou belos produtos para a moda feminina.

Nos dois últimos dias de Fashion Rio, sábado e domingo, os estilistas das diversas confecções que se apresentaram foram um tanto mais conservadores, embora criativos e ousados, sem cair no ridículo ou abusar no desenho das estampas ou combinação das peças.

Karlla Girotto foi mais ousada, com seus babados, suas variações de listras na mesma peça e releituras do preto básico. Cavendish foi o maior destaque da noite de sábado. As roupas de praia da Lenny estiveram com muito pano, embora bem colocados, com ousadia, cores na conta certa. Pretos e brancos em maiôs clássicos, lembrando alta costura. A designer abusou nos detalhes, miçangas, laços, todos produzidos e colocados nas peças com muito capricho em acabamentos preciosos.

No domingo, destaque para a Redley, moda surf que já existe no Rio há vinte anos e estreou no Fashion Rio em grande estilo. As roupas da Redley se destacaram pois sempre foram inovadoras, os calções para surfar, os biquínis, a combinação de cores, ousados e contemporâneos, mas sem cair no ridiculo e sem misturar muito. As modelos estiveram primorosas ao apresentarem as saias, túnicas em crepes e algodão cru.

Sucesso

O Fashion Rio foi um sucesso sob todos os aspectos. Embora as confecções não sejam tão conhecidas no sul, elas influenciam a maioria dos costureiros, estilistas de todo o País, por causa da criatividade dos cariocas para a moda de verão. A assessoria de imprensa da Approach foi primorosa, mantendo sites com muita informação, atendimento aos jornalistas foi perfeito – diversas meninas sempre dispostas e educadas atendiam a imprensa com educação raramente vista em eventos dessa natureza.

Gisele Bündchen, modelo e inteligente

d145.jpgNunca houve uma mulher como Gisele Bündchen no Brasil. Depois que Ayrton Senna morreu, Guga Kuerten quase parou, pouco resta aos brasileiros que se lamentam da situação política. Para nosso orgulho e torcida, apenas as seleções de futebol e de vôlei masculino e a Gisele Bündchen. Na sexta-feira, 17, à noite, uma hora antes do desfile da Colcci no Fashion Rio, multidões de repórteres (muitos da Europa e EUA que vieram especialmente para ocasião), de curiosos, de fãs, de homens de negócios se amontoavam em filas à porta do salão para ver a modelo top, queridinha de europeus, americanos, orientais, uma unanimidade mundial.

No início do desfile, a iluminação piscava como raios, o som de furacões e relâmpagos foi aumentado ao máximo, deixando a platéia em transe. De repente, surgiu Gisele – a torcida urrou, uns arriscaram gritos de ?Braasil?, outros ficaram perplexos. Seus desfiles foram perfeitos. Gisele Bündchen, segundo os maiores costureiros internacionais, é a modelo que melhor anda de sapatos altos em todos os tempos. Ela flutua na passarela. Depois do show, Gisele ainda teve forças para encarar um batalhão de jornalistas, a maioria despreparados, que iriam espetá-la com toda sorte de perguntas. A modelo gaúcha, de apenas 24 anos, não titubeou. Respondeu perguntas sobre arte, política, moda, caridade, viagens, Brasil, posou para fotos, e ainda fez piadas dos mais incautos. À repórter que perguntou sobre o futuro dela, Gisele disse em tom irônico e mexendo as mãos sobre os microfones: ?O futuro pertence à Booola de Criiisstalll?. Todos riram.

Perguntada pelo enviado do Estado sobre ajudar os mais humildes, típico de quem faz fortuna, Gisele disse que ajuda algumas entidades no Rio Grande do Sul, ajudou o Fome Zero e que, principalmente, ajuda um famoso hospital do câncer infantil no Tennessee, que já consegue curar 95% dos casos da doença.

Uma repórter insistiu sobre politica: ?O que você acha do problema atual do Brasil??. Ela respondeu: ?Eu não tive tempo para acompanhar – você quer me contar??. Em seguida ela completou: Claro que me preocupo com o que acontece aqui, mas não sou político. Não sei exatamente o que houve porque estou correndo para lá e para cá. Mas se vocês acham que basta ter um bom coração, então pronto, eu me candidato?. Gisele para presidente!

Gisele ainda disse que iria para a China no sábado para fotografar a capa da Vogue americana e chinesa. Que gostaria muito de ser mãe: ?É o meu maior sonho?, é possível participar da abertura da próxima novela da Globo e que leva uma vida simples e tediosa. Ao ser indagada sobre a importância que ela tem para os brasileiros, o sucesso como mulher inteligente e famosa, a rica modelo foi bem humilde. ?Gosto de viajar e de saber do carinho dos brasileiros, respeito todo mundo no exterior e acho tudo isso muito legal. Fico emocionada.? Gisele Bündchen, milionária, modelo, apenas 24 anos, namora um dos homens mais cobiçados pelas mulheres no mundo, cheia de idéias inteligentes e saúde e capacidade para encarar 50 jornalistas. Nunca houve uma mulher como Gisele.

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