Documentário sobre prostitutas curitibanas

d5x.jpgA Cinemateca de Curitiba apresenta, no dia 6 de maio, mais um filme realizado pelo Projeto Olho Vivo. Trata-se do média-metragem Programa de Senhoras, produzido pelos alunos da 4.º oficina de realização de vídeo em dezembro de 2004.

Este documentário trata não apenas de mulheres que exercem hoje a profissão mais antiga do mundo, mas dirige seu olhar para as prostitutas de ?meia-idade?, tentando fugir dos estereótipos do tema e revelar que por trás de uma profissão marcada por tabus e preconceitos existem pessoas comuns. Com esta idéia em mente, os alunos do Projeto Olho Vivo percorreram algumas das ruas curitibanas, onde prostitutas exercem o seu ofício, para mostrar um pouco do cotidiano, experiências, projetos de vida e sonhos destas pessoas.

O documentário Programa de Senhoras reúne depoimentos de cinco mulheres: umas sem esperança, outras sonhadoras às vezes mergulhadas em ilusões e fantasias, outras extremamente pragmáticas. O dia-a-dia em família, o comportamento dos clientes, o preconceito social, as perdas afetivas, os amores, os projetos para o futuro são alguns dos temas presentes nos depoimentos, colhidos em locais tão distintos quanto um bar no centro da cidade ou uma casa simples num bairro distante.

O filme Programa de Senhoras estréia dia 6 de maio, às 20h, na Cinemateca de Curitiba. Também será exibido o curta Ruído, um exercício de ficção realizado pelos alunos desta oficina. A entrada é gratuita. Mais informações no Projeto Olho Vivo (3015-1592) ou na Cinemateca (321-3252).

Petrobras apóia

O Projeto Olho Vivo, uma das Residências Culturais do Bairro Rebouças, foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2004/2005 e recebe apoio financeiro da Petrobras a partir de maio. Este programa apóia projetos culturais de alcance social que defendam e valorizem a identidade cultural local e brasileira.

A seleção do Projeto Olho Vivo ocorreu através de escolha direta da Petrobras, na categoria ?Iniciativas de formação e difusão?. A escolha direta é realizada pelo Conselho Petrobras Cultural, que reúne representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria de Comunicação Estratégica da Presidência da República (Secom) e consultores deste programa, entre outros.

?É um apoio importante para ampliarmos nossas atividades e também um reconhecimento público dos trabalhos já realizados?, destaca Luciano Coelho, um dos coordenadores do Olho Vivo. ?Com este apoio poderemos desenvolver novas idéias, como a criação de um núcleo de roteiristas e outro de atores, e realizar trabalhos também com ficção. Ainda pretendemos estender nossas oficinas aos bairros e comunidades de Curitiba?, completa Marcelo Munhoz, outro coordenador do projeto.

Em abril o Projeto Olho Vivo iniciou duas oficinas: uma de interpretação e outra de realização de vídeo (esta em sua 5.ª edição). O Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual do Olho Vivo realiza atualmente a pesquisa e a filmagem de dois documentários: um sobre o lixão do Embocuí, em Paranaguá, e outro sobre casos de trabalho infantil. Ambos os filmes têm estréia prevista para o segundo semestre de 2005.

Serviço

Estréia do documentário média-metragem Programa de Senhoras. Dia 6 de maio, às 20h, na Cinemateca de Curitiba. Rua Carlos Cavalcanti, 1174.

Voltar ao topo