Djalma Filho lança O óbvio

Textos curtos para leitura, mas longos para a reflexão. É assim que o autor de O óbvio, o advogado Djalma Filho, define seu primeiro livro, que será lançado no dia 24 de agosto. Depois de dois anos publicando suas crônicas no caderno Almanaque, do jornal O Estado do Paraná, Djalma decidiu reuni-las em um livro.

O livro traz os mais diversos temas do universo humano, como família, casamento, sexo, relacionamento, Deus, morte, entre outros assuntos. Em cada trecho é possível perceber que o autor provoca o leitor a refletir sobre seus problemas e alegrias. Ele não escreve ?fórmulas? ou dá opiniões. Apenas incita o leitor a isso. ?O comportamento humano é algo que me interessa muito?, afirma. Não é à toa que Djalma diz ter sido influenciado por Nelson Rodrigues e Clarice Lispector, dois escritores cujas obras falam da conduta e da alma humanas, respectivamente. ?Esses autores desnudam o ser humano sem rodeios, falam tudo claramente. Eu tento fazer um pouco disso também. Às vezes as pessoas têm medo de se expressar, ou não têm palavras para tanto. Procuro não usar uma linguagem tão acadêmica, para que o texto seja leve. Tento passar uma percepção de realidade, mas incentivo a reflexão?, comenta.

Para o futuro, Djalma tem outras pretensões. A idéia é escrever um romance, ou uma ficção. ?Tenho essa ambição literária?, diz ele. O autor começou a escrever por gosto, e foi ao O Estado do Paraná com os textos ?debaixo do braço?, com a intenção de emplacá-los no jornal. ?Sempre gostei de escrever. Com esse livro nenhum leitor sairá ileso?, finaliza. Djalma Filho nasceu em 1968, em Curitiba, onde vive com sua esposa e seus dois filhos. Ele também é membro do Centro de Letras do Paraná.

Voltar ao topo