Daniele Suzuki retorna à sua escola de formação de atores, no Tribos

Daniele Suzuki voltou às origens durante gravação do Tribos, do Multishow. A atriz e apresentadora fez uma visita à Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio. Lá, conversou com integrantes da tribo do teatro e relembrou os tempos em que foi aluna da tradicional escola carioca de formação de atores. ?É um ambiente onde me sinto confortável. Deu até vontade de me matricular de novo na CAL?, exagera. O programa, que já está em sua quinta temporada, mostra o comportamento e as curiosidades dos mais diversos grupos existentes no cenário sócio-cultural brasileiro. ?Buscamos mostrar um ângulo representativo da tribo sem fazer estereótipos?, explica o diretor Rodrigo Montenegro.

Alguns minutos antes de começarem as filmagens, Daniele retocava a maquiagem. Aos poucos, jovens aspirantes a atores ocupavam uma das salas de aula da CAL. Tudo começou com os alunos fazendo exercícios de consciência e domínio do corpo. Sob o comando do professor Luiz Furlanetto, a aula correu sem grandes interferências da equipe do programa. ?Antes de gravar, só indiquei a eles que daria os exercícios. Não foi nada muito combinado?, garante Furlanetto.

Nos intervalos entre as gravações, a turma parecia animada por estar sendo observada por uma companheira de profissão que já tinha passado por ali. E Daniele dava corda e trocava figurinhas com o grupo. Encerrada a primeira parte, a turma foi dividida em três grupos que tiveram de preparar, em alguns minutos, três improvisações diferentes. Nessa hora, com as câmaras desligadas, todos combinaram eufóricos como seriam as cenas. Eles não queriam perder a oportunidade de mostrar sua performance na televisão. ?Foi ótimo eles terem esse estímulo e poder mostrar para os pais em casa um pouquinho da profissão?, comemora o professor.

Enquanto assistia às encenações dos grupos, Daniele dava palpites sobre o posicionamento dos alunos e até mesmo do câmera. ?Não consigo fazer só o meu papel de apresentadora. Gosto de participar de todo o trabalho da equipe?, confessa. Como o Tribos tem a proposta de levar ao telespectador o maior número de informações sobre os grupos que se formam, a atriz não se restringiu à sala de aula. Ela também percorreu o pátio da escola e conversou com alguns alunos sobre o assunto preferido deles: teatro.

Além das imagens realizadas na escola, o programa sobre a tribo teatral também vai mostrar uma visita da atriz a uma república onde vivem alunos da CAL. Daniele também viajou para o Festival de Teatro de Curitiba.

Na capital paranaense, acompanhou a produção do espetáculo Scabrunska, dirigido por Furlanetto, desde os bastidores até o momento em que o elenco pisou no palco. ?A Dani foi ao camarim ver a preparação do pessoal. Ela conversou com técnicos de luz e de som, até porque não são só os atores que fazem parte dessa tribo?, conta Rafael Moreira, assistente de direção do Tribos.

Doze profissionais se empenham em levar o Tribos para o ar. Além de Daniele, Rodrigo e Rafael, a equipe conta com dois produtores, um pesquisador, três editores de imagem, uma figurinista, um câmera-man e um técnico de som. Embora o programa já contabilize quatro anos de existência, o diretor garante que a fórmula ainda não se esgotou. ?Nunca tivemos dificuldades em encontrar esses grupos que se formam. As tribos são infinitas?, afirma. Prestes a estrear como a Alice, em Ciranda de Pedra, da Globo, Daniele diz sentir uma boa repercussão do público pelo seu trabalho como apresentadora. ?Antes as pessoas me encontravam na rua e me chamavam pelo personagem. Agora, já falam do programa?, orgulha-se.

Tribos – Multishow, canal por assinatura da Globosat. Segundas, às 21h15. O Tribos sobre teatro está previsto para ser exibido dia 12 de maio.

Voltar ao topo