Curitiba abre oficialmente os festejos de Natal

O Natal é daqui a um mês e em Curitiba as festividades para a celebração da data mais importante do calendário cristão já começaram. Os festejos, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos cinco anos, foram oficialmente abertos na última terça-feira, pelo prefeito Beto Richa, em um evento no Castelo do Batel, que contou com a ilustre presença do Papai Noel e de centenas de pessoas.

O bom velinho chegou em um trenó diferente e muito original: um ônibus da linha Turismo, dirigido pelo piloto paranaense Ricardo Zonta. Houve ainda apresentação de um coral e show com a banda curitibana Solution Orchestra.

Além do prefeito de Curitiba, a festa contou com a presença de muitas autoridades e de sua esposa, Fernanda Richa, que ocupa a presidência do Fundo de Ação Social (FAS).

Na ocasião, foram arrecadados 1,5 mil brinquedos que serão distribuídos para crianças carentes no dia 15 de dezembro, também no Castelo do Batel. Junto com a entrega de presentes, haverá ainda uma grande festa para 1,2 mil crianças.

O projeto Curitiba capital do Natal é uma realização do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Castelo do Batel, Instituto Pró-Cidadania e Prefeitura Municipal de Curitiba.

“A ideia dessa festa é, em um primeiro momento, oferecer um Natal para crianças e adolescentes que não têm condições de ter uma. Às vezes, alguns deles sequer teve uma festa natalina na vida. Além disso, Curitiba já tem diversos títulos e queremos que sejamos lembrados também como a capital do Natal. Acredito que uma festa assim ajuda a tornar esse período mais humano”, revela a primeira-dama da capital paranaense.

Fernanda Richa conta que a preparação para os eventos natalinos requerem muito trabalho. Segundo ela, é preciso convencer o empresariado local para abraçar essa ideia.

“É sempre um desafio conseguir o maior número possível de parceiros. Nós mostramos que com essa ajuda, toda a cidade ganha. Há alguns dias, recebemos de um casal um caminhão de doação de brinquedos. Isso ajuda bastante. Felizmente, contamos com muitos parceiros que viabilizam esse projeto”, diz.

Além da festa de Natal no Castelo do Batel, a primeira-dama comenta que existem outras atividades para garantir o Natal de pessoas menos favorecidas. “Temos as atrações que a Prefeitura da Curitiba promove e contamos ainda com outras iniciativas, como, por exemplo, o Natal no Palácio Avenida, do HSBC. Fazemos ainda uma festa de Natal para crianças e adolescentes em outras instituições e entidades sociais e deveremos atender aproximadamente 35 mil destas pessoas nesse ano”, explica.

Fernanda Richa afirma que realizar esse tipo de trabalho é muito compensador e emocionante. “Nós nos sentimos muito realizadas ao fazer essa festividade. Saímos com uma energia renovada, com a alma mais leve e é sempre uma emoção ver as crianças recebendo os seus presentes pela primeira vez. É o tipo de trabalho que a gente se orgulha”, garante.