Crescimento do mercado editorial gera expectativas

Em um país onde a cultura não costuma ter o respeito que merece, surge uma boa notícia: dados da Câmara Brasileira do Livro, de 2008, mostram que o mercado editorial vem crescendo bastante, com um aumento de 19,52% de títulos lançados em relação ao ano anterior e faturamento de R$ 3,3 bilhões.

A expectativa para 2009, cujos dados serão revelados em breve, e de 2010 são as mais positivas possíveis. Dentre todos os segmentos literários, o que mais vem crescendo é o de Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP).

Os números indicam que houve crescimento de 13,5% e faturamento de R$ 472 milhões. De acordo com o diretor do Grupo Gen, especializada em livros CTP, Mauro Koogan Lorch, o motivo do crescimento deste setor deve-se a facilidade que o brasileiro tem hoje de frequentar uma universidade.

“Como cresceu o número de universitários, aumentou a demanda por esse tipo de leitura. Áreas como engenharia civil, petrolífera, telecomunicações, entre outras, vêm crescendo bastante. Outra área em expansão é a de literatura sobre direito, uma vez que muita gente vem prestando concursos públicos e a maioria das provas pede conhecimentos desta profissão. Como esses livros são direcionados para um leitor específico, estamos mais do que satisfeitos com os resultados”, revela.

Bienal

Curitiba vai receber do dia 1.º de outubro até o dia 10 do mesmo mês a 1.ª Bienal do Livro Paraná, no Estação Convention Center. Organizado pela Fagga/GL Events, o evento promete uma diversificada programação cultural no Estado, com o objetivo de se tornar uma atração familiar para uma atividade de cultura.

“A expectativa é bastante positiva. Fizemos uma pesquisa de mercado que mostrou que a cidade tem um público leitor potencial e crescente. Além disso, a capital paranaense está carente de eventos focados no mercado editorial. Esperamos atrair um público de 200 mil visitantes”, avalia a gerente do Núcleo Bienal do Livro da empresa organizadora, Tatiana Zaccaro.

Serão realizadas diversas atividades para atrair o público, principalmente os mais jovens. “Temos um projeto exclusivo da Bienal do Livro, que é a Visitação Escolar, uma participação especial de alunos de escolas públicas e particulares ao evento. São seis dias especialmente reservados para que os estudantes do ensino fundamental conheçam a feira e tenham a oportunidade de se aproximar do mundo dos livros, estimulando sua imaginação. Nossa expectativa é receber 30 mil estudantes na Visitação Escolar”, garante ela.