Coprodução entre Brasil e Reino Unido no Oscar

O discurso do rei, filme britânico sobre os esforços do monarca George VI para superar seus problemas de gagueira, liderou as indicações do Oscar e está no páreo na disputa por 12 das estatuetas. Bravura indômita, dos irmãos Joel e Ethan Coen, obteve 10 indicações.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realizou ontem o anúncio dos indicados ao prêmio. O filme A rede social, que trata da criação do Facebook, e a ficção científica A origem receberam oito indicações cada. Os vencedores da 83ª edição do Oscar serão anunciados no dia 27 de fevereiro.

Os indicados a melhor filme foram Cisne negro, O vencedor, Minhas mães e meu pai, A origem, O discurso do rei, A rede social, Toy story 3, Bravura indômita, 127 Horas e Inverno da alma.

Entre os prêmios a que O discurso do rei concorre estão também Melhor Ator, para Colin Firth, Melhor Atriz, para Helena Bonham Carter, e Melhor Ator Coadjuvante, para Geoffrey Rush.

Já Bravura indômita concorre nas categorias de Melhor Ator, com Jeff Bridges, e Melhor Atriz Coadjuvante, com Hailee Steinfeld. Annette Bening, por Minhas mães e meu pai, e Natalie Portman, por Cisne Negro, disputam o prêmio de Melhor Atriz. Natalie recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz dramática.

O filme Lixo extraordinário foi um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Documentário. A obra é uma coprodução entre o Brasil e o Reino Unido, dirigida pelo britânico Lucy Walker e codirigida pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley. Em cartaz em Curitiba, o filme acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um aterro da periferia do Rio de Janeiro.

Voltar ao topo