Concurso premia escritores acima de 60 anos

Uma paranaense foi a grande vencedora do prêmio de melhor literatura da 10.ª edição do concurso Banco Real Talentos da Maturidade. Voltado para pessoas com mais de 60 anos, o concurso é uma forma de promover a interação artística e cultural daqueles que participam. Ao todo, foram 12 mil trabalhos inscritos nas categorias de artes plásticas, literatura e contador de histórias.

Participando pela quarta vez consecutiva, a autora de 78 anos Maria Cecy Barth conta que não acreditou quando recebeu a notícia que seu trabalho havia sido o vencedor. “Fiquei muito chocada quando me avisaram que minha pequena poesia tinha sido escolhida. Fiquei realmente muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho”, conta a autora do livro de poesias Réquiem.

O Talentos da Maturidade acontece anualmente desde 1999. Até sua última edição, mais de 100 mil participantes foram registrados pela organização. “Para todos que participam, o concurso significa o reconhecimento, elevação da auto-estima e valorização de seus trabalhos e habilidades. É uma junção de sentimentos que animam a vida de qualquer um que está envolvido”, afirma a consultora do concurso Talentos da Maturidade, Laura Machado.

O Talentos da Maturidade tem cinco vencedores por categoria e cada um recebe um prêmio de R$ 7 mil e um troféu. Além das categorias voltadas para pessoas com mais de 60 anos, o Talentos da Maturidade conta ainda com os Programas Exemplares e Monografias. A categoria Programas Exemplares contempla projetos voltados à integração do idoso na sociedade, elaborados por organizações públicas, privadas ou sem fins lucrativos. Nesse caso, as premiações chegam até R$ 100 mil. Os vencedores ainda ganham consultoria de apoio e implantação para que a sustentabilidade do projeto seja possível. Já para Monografias, é necessário que o participante tenha curso universitário completo ou em andamento. Neste ano, o tema foi o desafio dos profissionais de comunicação no relacionamento com os idosos.

Para premiar as categorias, a organização do concurso elaborou um júri com 24 profissionais ligados às áreas de atuação das categorias. Os trabalhos foram analisados de acordo com os pré-requisitos estabelecidos e descritos no regulamento.
Para a edição de 2009, a paranaense afirma que já está se programando para construir um novo projeto, mas, desta vez, em outra categoria. “Ano que vem pretendo participar na categoria de artes plásticas. Já estou preparando uma colagem para apresentar aos jurados”, adianta Maria Cecy.

Voltar ao topo