Com vista para o futuro

Em seus doze anos de televisão, Thiago Fragoso fez tipos dos mais variados e esquisitos. De psicopata a fantasma, o ator carioca interpretou personagens exóticos – como a ?caliente? Ana Paula, da sitcom Sexo Frágil -, e polêmicos – como o drogado Nando Escobar, de O Clone. Agora, o ator está construindo seu novo personagem, o primeiro protagonista de sua carreira. Sua estréia está prevista para 16 de outubro, quando o ?remake? de O Profeta substituirá Sinhá-Moça no horário das seis da Globo.

Na novela, ambientada na década de 50, o ator viverá Marcos, o paranormal que dá título à trama. De sensibilidade aguçada, seu personagem consegue prever o futuro e tem visões do que acontecerá com as pessoas que o rodeiam. ?Acredito que o Marcos chegou no momento certo da minha carreira. Estou feliz, contente e me sentindo capaz para vivê-lo?, avalia o ator, que está no ar como o ?fantasma romântico? Capitão Estevão, na reapresentação da série A Casa das Sete Mulheres.

A tarefa, no entanto, não será das mais fáceis. Por não compreender seus ?poderes? paranormais, Marcos tem dificuldades em lidar com suas previsões no início da novela. Por conta disso, logo nos primeiros capítulos o rapaz vai prever uma grande tragédia envolvendo seu irmão numa de suas visões, mas não conseguirá evitá-la. Deprimido, Marcos resolve deixar sua cidade natal um fictício município interiorano e parte para São Paulo. Ao chegar à metrópole, o vidente dá de cara com Sônia, uma moça bela e doce que será vivida por Paola Oliveira, que estreou com o pé direito na televisão como a Giovana de Belíssima. A paixão, então, é fulminante. Assim que olha os delicados traços da louríssima, Marcos tem uma visão dos dois juntos no futuro. ?Estou buscando muita literatura e inspiração para que o trabalho não fique parcial. É bacana uma novela com essa temática chegar no atual período da história?, valoriza o ator.

Para viver a história de Marcos no ?remake? de O Profeta, Thiago foi buscar entender melhor o espiritismo e outras religiões, como o budismo. Desde que recebeu o convite para a novela, o ator já fez iniciações budistas, passou alguns dias em retiros, meditou e rezou bastante. Tudo para ?canalizar ao máximo a energia? do personagem. Além do estudo de doutrinas, ele assistiu a filmes diversos de James Dean e Marlon Brando. Tudo a pedido da equipe de pesquisa da trama, sob orientação do supervisor Walcyr Carrasco e dos escritores Duca Rachid e Thelma Guedes, responsáveis pela adaptação do original de Ivani Ribeiro, exibido na Tupi entre 1977 e 1978. ?Não procurei nenhum filme ou novela como referência para o personagem. Pelo menos no meu caso, isso me permitirá trabalhar com mais liberdade?, pondera o ator.

A trajetória de Marcos, no entanto, não estará restrita à sua percepção extra-sensorial. Assim como outros personagens da novela, o rapaz carregará consigo sentimentos contraditórios e desejos bastante cotidianos. Ele viverá um triângulo amoroso com a encantadora Sônia e o ciumento Murilo, namorado da moça que será interpretado por Malvino Salvador. De acordo com  Thiago, o ?segredo? será transitar por um tema mais esotérico sem perder a naturalidade de um jovem que está descobrindo a vida. ?Isso permitirá que eu trabalhe vertentes totalmente diferentes e que possa, ao mesmo tempo, surpreender o público. Seja para o bem ou para o mal?, encerra, em tom profético.

Voltar ao topo