Coleção Pirelli-Masp de Fotografia aberta ao público

O Masp – Museu de Arte de São Paulo – abriu ao público, no dia 14 de novembro, a 16.ª edição da Coleção Pirelli-Masp de Fotografia, a mais tradicional do País. Com 60 trabalhos de catorze fotógrafos renomados e jovens profissionais, a exposição deste ano traz diversidade temática, técnica e estética. Com encerramento em 20 de janeiro de 2008, a mostra conta com fotos de até 35cmx

129,5cm. Um dado interessante é que a coleção deverá passar as mil fotos já em sua próxima edição. Contando a temporada 2007, são ao todo 962 fotografias, todas adquiridas pela Pirelli e doadas ao Masp.

Do início da metade do século, treze cópias positivas em papel do fotógrafo Luciano Carneiro – que integrou, a partir de 1948, a equipe de fotoreportagem da revista O Cruzeiro – marcam presença nesta edição. Trabalho de destaque pelo olhar apurado do autor, as imagens saltam aos olhos de quem observa pela sensibilidade e transmissão de sensações. A impressão que se tem é que sua máquina não apenas captura a cena, mas também a emoção presente no momento do clique.

José Yalenti e suas formas geométricas.

José Yalenti, um dos mais importantes nomes do Foto Cine Clube Bandeirante e um dos combatentes do Movimento Constitucionalista de 1932, terá cinco obras na exposição. Usando a luz em contraponto com estruturas arquitetônicas ou paisagem, sua foto produz formas geométricas que, por sua vez, tornam a imagem abstrata. Seu senso crítico de observação fez com que seus trabalhos absorvessem situações de forma a não só reproduzir aquilo que se vê, mas fazer da fotografia uma obra de arte.

Outro conjunto de destaque é a série documental de Germano Graeser, especialmente produzida nos anos 40s para o Iphan, instituição onde trabalhou durante décadas. Suas fotografias carregam o frescor de um Brasil moderno, preocupado com a preservação e memória de seus bens culturais, projeto que teve em Mário de Andrade um de seus idealizadores e que buscava fortalecer a noção de cidadania e identidade cultural a partir de manifestações populares, da arquitetura e da religiosidade popular, dispersas e até mesmo desconhecidas até aquele momento.

Presente na coleção desde 1992, três trabalhos da série Vaqueiros, do suíço Andréas Heinger, relatam essa profissão quase extinta. O autodidata Dimitri Lee tem três de suas fotos em tamanho grande, tiradas com uma máquina especial, na exposição deste ano. Três fotos do projeto Alma secreta, de Ana Lúcia Mariz, também foram selecionadas pelo conselho consultivo da coleção, que tem como membros: Rubens Fernandes Júnior, Mario Cohen, Thomas Farkas, Boris Kossoy e Luiz Hossaka. A Pirelli é representada no conselho pelo seu diretor-presidente Gian Carlo Rocco.

Tuca Vieira apresenta seu
 olhar sobre São Paulo.

O fotógrafo Julio Bittencourt apresenta a série Prestes Maia, um ensaio de cinco fotos sobre um prédio tomado por semteto, no qual estabeleceu contato e fotografou em suas janelas. Já o mineiro João Castilho aparece com três fotos coloridas e sugestivas. André Cypriano também chega com três fotos da série Rocinha, que exibem o ponto de vista do fotógrafo sobre uma das maiores favelas do mundo. Em Taiwan, a cidade de Taipei salta aos olhos em três imagens de Mauro Rastifee. Três fotografias da série Saídas, de Ricardo Van Steen, também marcam presença na exposição.

Em São Paulo, a mineira Fabiana Figueiredo realizou o ensaio Noites paulistanas: três fotos da série estarão no Masp. Já Tuca Vieira apresenta em cinco fotos seu olhar sobre a metrópole. Quatro delas são vistas do alto de lugares de São Paulo. João Wainer, responsável por trabalhos ligados à música e ao contexto do rap e hip-hop na capital, terá três fotos em cores expostas nos painéis do Masp.

Serviço

Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Av. Paulista, 1578 – Cerqueira César – São Paulo – SP. Horário: terça-feira a domingo + feriados, das 11h às 18h, quinta-feira até as 20h.

A bilheteria fecha com uma hora de antecedência. Ingressos: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,00 (estudantes), gratuito para menores de 10 anos e maiores de 60 anos. Informações ao público: (11) 3251-5644.

Links: masp.uol.com.br

Voltar ao topo