CineMonsanto atinge 16 mil pessoas

O Projeto CineMonsanto -resultado de uma parceria entre a Monsanto e a empresa Cinemagia – vem, desde outubro de 2005, quando teve início, proporcionado sessões gratuitas de cinema para comunidades carentes do País. Em sua primeira temporada, que terminou no início de dezembro, a iniciativa percorreu nove municípios de quatro estados brasileiros e reuniu cerca de 16 mil pessoas.

O sucesso da primeira apresentação foi tanto que de duas sessões por dia, nos finais de semana, elas pularam para quatro no sábado e três no domingo, já no segundo município. Os filmes apresentados foram Xuxa e os Duendes 2, Tainá, A Fuga das Galinhas e Casamento Grego, todos de censura livre.

As cidades que receberam as sessões itinerantes foram Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (BA), Paracatu (MG), Sorriso, Tangará da Serra e Rondonópolis (MT) e Santa Helena de Goiás, Goiânia e Morrinhos (GO). Os locais de projeção – espaços em ginásios e galpões, entre outros -foram cedidos pelas prefeituras, e a Monsanto e a Cinemagia entraram com toda a infra-estrutura – equipamentos de projeção e telões de última geração, cadeiras e transporte.

Esta foi a primeira iniciativa da Monsanto de levar cultura a um número grande de pessoas, que já tem investido em média US$ 600 mil por ano no apoio a programas sócio-educativos e ambientais no País. ?A população carente não vai ao cinema. Por isso, resolvemos fazer o caminho inverso e a receptividade do público superou as expectativas?, relata Cristina Rappa, gerente de Comunicação da Monsanto, responsável, no Brasil, pela Fundação Monsanto e pela coordenação do CineMonsanto.

Segundo Cristina, quem foi ao CineMonsanto faz parte, em sua maioria, das classes C e D, carentes também de cultura e entretenimento. ?É uma experiência única e encantadora ver a euforia e felicidade do público, formado principalmente por crianças. A maioria nunca foi ao cinema e se sente, durante a apresentação, como se estivesse vivenciando cada cena. Mas os pais também encontram uma oportunidade única de reunir e integrar a família por conta do cinema?, relata.

Nova temporada

O Projeto CineMonsanto, orçado em R$ 500 mil, teve 100% de incentivo fiscal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Ele visa levar entretenimento e cultura a locais carentes desse tipo de atração. Todas as localidades escolhidas ficam próximas de unidades ou de áreas de atuação importantes da Monsanto.

A partir de janeiro, haverá nova temporada, que dessa vez passará pelos municípios de Dourados (MS), São Sebastião do Paraíso e Guaxupé (MG), Bebedouro, Adamantina, Orlândia e São José dos Campos (SP), Londrina, Cascavel e Rolândia (PR), Chapecó e Campos Novos (SC), Passo Fundo, Santa Maria e Não-Me-Toque (RS). O Cinemagia estima que o projeto CineMonsanto atinja, até abril, 50 mil pessoas.

Parceria

A empresa Cinemagia – que faz parte do Grupo Europa Filmes – surgiu em 2003, com o objetivo, como explica seu diretor-geral, Matteo Levi, ?de levar a magia do cinema para todos, promovendo a inclusão social e o bem-estar cultural em todo tipo de público?. A Monsanto está presente no Brasil há mais de 50 anos. Atua hoje no segmento da agricultura nacional, desenvolvendo e comercializando herbicidas e sementes convencionais e geneticamente modificadas, além de oferecer ao agricultor produtos da mais alta qualidade e que têm contribuído para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola brasileiro. A empresa gera hoje cerca de 1,8 mil empregos diretos e 7 mil indiretos, investe mais de US$ 600 mil dólares por ano em ações voltadas para o bem-estar da comunidade e a preservação ambiental, foi considerada pela 6.ª vez consecutiva uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e, em 2004 e 2005, uma das melhores da América Latina. Em 2005, a Monsanto também foi apontada pela Você S.A como uma das 50 melhores empresas para executivos do País e recebeu, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e Instituto Ethos, o índice AAA (o mais alto) de avaliação do grau de responsabilidade social de empresas e organizações. Além disso, investiu nos últimos 10 anos mais de US$ 1 bilhão na expansão e modernização de suas unidades industriais em diversos estados brasileiros.

Christiane Bracco, analista de Comunicação da Monsanto.

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