Cinema digital chega às salas do Unibanco Arteplex Curitiba

A Rain Network (www.rain.com.br), entra em cartaz no Unibanco Arteplex Curitiba (Rua Comendador Araujo, 731), instalando seus equipamentos e assumindo a comercialização dos filmes publicitários nas telas das salas 1 e 3 do complexo de cinema. Com o novo acordo fechado com o empresário Adhemar de Oliveira, que preside a rede Arteplex, especializada em cinema independente e de arte, a Rain Network amplia sua rede para 90 salas em todo Brasil. Equipadas com projetores digitais, as salas da rede da Rain recebem e exibem os filmes e comerciais em formato digital, já tendo consolidado uma nova era para a indústria do cinema no mercado nacional.

Tanto as peças publicitárias quanto os filmes chegarão às telas, via satélite, para serem exibidos no formato digital. Com isso, a tecnologia da Rain Network elimina os custos das cópias no formato 35 mm, um dos principais fatores que impede a viabilidade comercial de filmes de arte. A projeção digital permitirá ainda acompanhar os lançamentos de filmes independentes na mesma data em que são exibidos nas salas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Através de sua rede, a Rain Network já envia filmes para exibidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. Até o final do ano, a empresa tem planos para entrar em Salvador, Recife, Fortaleza, Campinas e Goiânia, além de também já ter estruturado um escritório em New York de olho no mercado internacional, já que ainda não existe em nenhum país fora do Brasil uma rede de salas de cinema digital com gerenciamento centralizado.

?Vamos prosseguir procurando exibidores no Brasil e no exterior que estejam interessados em investir na estruturação de salas aptas a receber nosso sinal para exibição de filmes em formato digital. Até o final deste ano estimamos que nossa rede tenha 120 salas?, diz Fábio Lima, diretor operacional da empresa. Segundo Lima, o investimento em infra-estrutura tecnológica para uma sala de cinema digital gira em torno de R$ 120 mil.

Tecnologia comprime filmes para formato digital e transmissão via satélite

Batizado de KinocastTM System, o sistema proprietário desenvolvido pela Rain Network permite o gerenciamento e controle da distribuição de filmes via satélite para servidores locais. Os filmes enviados para sua rede de salas de cinema são digitalizados com alta qualidade de som e imagem, compatíveis com as matrizes em Beta Digital ou HDCam. Para que os filmes possam ser transmitidos, a empresa pode gerenciar e distribuir arquivos de diferentes formatos de compressão com suporte do servidor de DRM (Digital Rights Manegement), encarregado do controle do direito autoral.

Através destes recursos, a Rain Network consegue, a partir do seu Centro de Distribuição em São Paulo, gerenciar o agendamento de sessões, definir playlists e filtros de perfil de propaganda, além de fornecer relatórios em tempo real. A Rain Network envia os arquivos digitalizados e encriptografados para cada complexo da sua rede. Estes, por sua vez, são sincronizados a cada 15 minutos com o servidor central, via satélite.

Com isso, a Rain tem controle total sobre a exibição: a programação dos conteúdos, os vencimentos de licenças de exibição e a verificação/comprovação de exibição de comerciais. Além de aumentar a receita com a exibição dos filmes ao melhorar sua programação, gerando maior exposição, promoção e, consequentemente, mais bilheteria, o exibidor tem mais oportunidades de ganhos com publicidade em função das facilidades geradas pelo modelo.

?Conseguimos saber qual filme está sendo exibido em qual sala, quais as grades de horários e quando a licença de exibição irá expirar. Assim coibimos a pirataria porque temos total controle sobre o número de licenças concedidas para exibição. O filme só é exibido quando o distribuidor libera no nosso sistema?, explica Lima. ?Além de aumentar a receita com a exibição dos filmes ao melhorar sua programação, gerando maior exposição, promoção e, consequentemente, mais bilheteria, o exibidor tem mais oportunidades de ganhos com publicidade em função das facilidades e menores custos de produção e maior flexibilidade na compra de mídia?, finaliza.

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