Cinco Estados estarão representados no 30.º Fenata

Onze grupos de cinco estados brasileiros vão se apresentar no 30º Festival de Teatro Amador (Fenata) e 25º Festival de Teatro Infantil (Fenatinha), promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (DAC/Proex). A mostra considerada uma das mais tradicionais do País acontecerá de 5 a 12 de novembro, com apresentações no Auditório da Reitoria (Campus central da UEPG).

A relação de grupos selecionados foi definida ontem (11/10) pela comissão de seleção da DAC, entre 55 espetáculos inscritos de vários pontos do território nacional. O coordenador da divisão, professor Cláudio Jorge Guimarães, ressalta que, em virtude do recesso administrativo na UEPG, na segunda-feira e terça-feira, a comunicação oficial aos grupos será feita apenas na quarta-feira, dia 16. Portanto, a lista de espetáculos ainda pode sofrer alterações, caso algum grupo se declare impossibilitado de participar do festival.

O processo de seleção se deu através das verificação da documentação exigida no regulamento do festival, o que acabou eliminando muitos dos 55 inscritos. Como a DAC ainda depende da confirmação dos espetáculos, a grade de programação será montada a partir da próxima semana, de acordo com a disponibilidade dos grupos.

Dos 11 grupos selecionados, quatro vão participar da mostra infantil. Os demais se apresentam na categoria adulto. Paraná e São Paulo dominam o festival com quatro espetáculos cada. Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás, com uma peça cada, completam a relação.

Entre os espetáculos da categoria infantil, os paranaense são maioria, com as peças “Os gatos viajantes”, da Companhia de Teatro Thespis, de Francisco Beltrão; “Chapeuzinho vermelho, a menina que confiava demais”, da Cia. E-B Dança ? Teatro, de Ibiporã; e o “Vendedor de sonhos”, com a Verbo Companhia de Teatro ? 3 A Produções, de Campo Mourão. Os paulistas estão representados com “A lenda da velha da floresta”, encenada pelo Grupo Teatral da Escola Estadual Professora Maria Angela B. Dias, de Paraguaçu Paulista.

Entre as peças da categoria adulto, São Paulo se sobressai com três espetáculos. A cidade de Salto conseguiu classificar duas montagens: “Trilogia de um qorpo”, do grupo Teatral Minotauro Ouvidor; e “O testamento do cangaceiro”, da Cia. Anomalias Teatrais. A terceira peça vem de São José dos Campos, com o grupo Cia. Teatro da Cidade, que se apresentará com “Maria peregrina”.

“Um adeus aos lúcidos” é a única peça paranaense da mostra adulta, com apresentação do Grupo Municipal Cenical?s, de São Miguel do Iguaçu. O teatro amador goiano vem com “Toca Mariles”, encenado pelo grupo Artes e Fatos. O grupo Companhia de Teatro, de Belo Horizonte, traz a para o festival a peça “Troianas”, enquanto os catarinenses se exibirão com “É vero, veríssimo!”, do grupo Letramiúda Compahia Teatral, de Concórdia.

Voltar ao topo