Cia. Brasiliense de Teatro estreia em Curitiba

Pela primeira vez em Curitiba, a Cia. Brasiliense de Teatro apresenta a divertida história do obstinado cavaleiro Agilulfo. Modelo de soldado que serve ao rei Carlos Magno com força de vontade e fé na santa causa, de embaraço carrega somente o fato de não existir.

A peça Irmã Teodora e as Desventuras do Cavaleiro Agilulfo é uma adaptação do romance O Cavaleiro Inexistente de ítalo Calvino.

A trama não se resume apenas ao fato de Agilulfo não existir. Mesclando leveza e profundidade, humor e melancolia, reflexão e ironia, o texto tira proveito dessa ideia singular para trabalhar a questão do que é ser. A armadura branca, brilhante, que abriga apenas uma voz, compõe um cavaleiro em busca da afirmação de sua existência.

A peça, que faz parte do projeto de pesquisa da companhia Palco Para Nossos Antepassados, aprofunda a discussão filosófica sobre o homem contemporâneo e faz uma reflexão metaficcional acerca da escrita, por meio da personagem narradora, a Irmã Teodora. Freira em seu claustro, ela cria as desventuras de Agilulfo e questiona a si mesma o ato de escrever, indagando: até que ponto é possível encontrar um sentido para a literatura a não ser fora dela?

Para contar as desventuras de Agilulfo, irmã Teodora traz à cena outros personagens que, de formas diversas, influenciam na compreensão do espetáculo. O enigmático cavaleiro Torrismundo, a brava guerreira Bradamante, o aspirante a cavaleiro Rambaldo, o atrapalhado escudeiro Gurdulu, além de um hilário e senil Rei Carlos Magno, permeiam o enredo enriquecendo a história.

Trata-se de uma espécie de romance de cavalaria às avessas, com um tom de comédia-pastelão, no qual o público transita com esses personagens admiráveis por várias situações fantásticas.

Serviço:
De 24/07 a 26/07 – Sexta e sábado, às 21h; Domingo, às 19h
Preço: R$ 10 e R$ 5 (clientes, idosos e estudantes)Teatro da Caixa
Espaço Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280
Centro – Curitiba
Telefone(s): 2118-5232

Voltar ao topo