Casa Hoffmann inicia novo Ciclo de Ações Performáticas

A Fundação Cultural de Curitiba inicia no próximo domingo (25), às 16h, o novo ciclo de ações performáticas da Casa Hoffmann ? Centro de Estudos do Movimento. Em novo formato, o primeiro encontro propõe um mapeamento da performance e da live art em Curitiba, e sua influência em ações coletivas e em intervenções urbanas.

Participam oito artistas-pesquisadores envolvidos em ações importantes da produção contemporânea local: as artistas plásticas Leila Pugnaloni e Rossana Guimarães, a coreógrafa Rocio Infante, a encenadora e performer Cristiane Bouger, a performer Margit Leisner, os artistas visuais e performers Octávio Camargo, Tony Camargo e Orlando Muzca.

Nesses encontros, que passam a acontecer no último domingo do mês, os artistas expõem individualmente suas trajetórias criativas, respondendo a questões formuladas pelo público e pelos curadores do evento ? Cristiane Bouger, Gustavo Bitencourt e Neto Machado. Trata-se de um encontro inédito de pessoas que vêm pesquisando linguagens de fronteira desde a década de 1980 até hoje.

"A nova fase do Ciclo de Ações Performáticas faz um mapeamento histórico da produção contemporânea, fortalecendo a formação de uma comunidade artística na cidade. A idéia é discutir as trajetórias dos artistas locais, para que dessa forma possa se conhecer melhor o que é feito em Curitiba, traçando conexões entre os eventos que vêm ocorrendo", explica o curador Gustavo Bitencourt.

O Ciclo foi criado em 2003 pelos bolsistas do primeiro semestre da Casa Hoffmann como uma iniciativa independente, e se manteve até 2004 como espaço de intercâmbio de idéias e trabalhos contemporâneos, agregando artistas de diversos segmentos em torno de um olhar crítico sobre sua produção. "A formação de uma visão comunitária, em que a diversidade é uma fonte produtiva de discussão, sempre foi um dos principais objetivos", diz Cristiane Bouger.

Durante o encontro será traçado um panorama histórico e discutidas questões sobre meios de produção, processos criativos e relações entre a produção coletiva e individual. Para a curadora, "esse encontro é fundamental para estabelecer relações entre diversos pensamentos artísticos, possibilitando aos já renomados conhecer algumas faces da produção mais recente, e a jovens artistas o entendimento de eventos e fatos de nossa história".

Serviço

Ciclo de Ações Performáticas ? Em Trânsito.
Curadoria: Cristiane Bouger, Gustavo Bitencourt e Neto Machado.
Participantes: Leila Pugnaloni, Rossana Guimarães, Rocio Infante, Margit Leisner, Octávio Camargo, Tony Camargo e Orlando Muzca.
Casa Hoffmann ? Centro de Estudos do Movimento (R. Claudino dos Santos, 58 ? Largo da Ordem)
Domingo, 25 de setembro, às 16h
Informações: 3321-3232/ 3321-3228.
Entrada franca.

Voltar ao topo