Da casa!

‘Bárbara’ brinca com ironia e intensifica experiência sonora

Alma ou nome feminino – uma das características está sempre a acompanhar as músicas de “Bárbara”, novo CD de Carlos Machado. Como nos quatro discos anteriores, o compositor e escritor curitibano cria uma música brasileira particular, com referências da chanson francesa, do jazz, do samba, do pop e do clima próprio de Curitiba.

O último trabalho, porém, adquire novos tons. Machado brinca com a autoironia, criando um personagem que, até quando sofre de amor, preserva o espírito bon vivant. “Sinto como se o disco fosse uma brincadeira mesmo, uma mentira, uma encenação”, diz o compositor – ainda que sem perder o caráter mais introvertido de sua música, moldado pelo clima curitibano. Mais uma vez, as letras têm parceria do poeta Fernando Koproski.

Nas 12 músicas de “Bárbara”, Carlos Machado também expande sua paisagem sonora. Além de sua banda – formada por Rodrigo Marques (baixo acústico) e Márcio Rosa (bateria/percussão) –, participaram da gravação grandes músicos brasileiros, como o violonista Murillo Da Rós (também coprodutor) e o cantor e compositor Renato Lucce. “Musicalmente, atingi um momento muito mais abrangente e definido”, compara o músico em relação aos primeiros álbuns. “O que se preserva é a variedade”, explica, citando as múltiplas referências que se condensam em seu trabalho, e a contribuição dos músicos convidados para a variedade de arranjos e rítmica do novo disco. Completam o time de colaboradores o guitarrista Alysson Irala, o tecladista Ronaldo Jr., o acordeonista Juleandro Fontana e o trompetista Rogério Leitum.

Shows de lançamento

Carlos Machado, que se apresentou na Suíça em 2014, retorna ao país para dois shows em janeiro de 2016, nos dias 3 (Melchnau) e 14 (Basel), acompanhado por músicos locais. Aliás, junto aos franceses, os suíços somam quase 70% dos apoiadores do disco no Catarse, site de financiamento coletivo.

Em Curitiba, o compositor – ele mesmo um bárbaro, estrangeiro, em relação ao circuito comercial de Rio-São Paulo – prepara um show de lançamento no primeiro semestre de 2016, ano em que também publica seu novo livro.
“Bárbara” está disponível para streaming e download no site oficial do artista, além de Spotify, iTunes, Deezer e Rdio, e em lojas especializadas.

Sobre

Carlos Machado é compositor, músico, escritor e professor. Foi integrante da banda Sad Theory, e como músico/compositor lançou os discos Tendéu (2008), Samba Portátil (2011), Longe (2012) e o CD em espanhol Los Amores de Paso (2013). Além de shows em quase todos os estados brasileiros, se apresentou também na Argentina, no Uruguai e na Suíça, entre outros países. Na literatura, publicou pela 7Letras os contos de A voz do outro (2006) e Nós da província: diálogo com o carbono (2007), e as novelas Balada de uma retina sulamericana (7Letras, 2008) e Poeira fria (Arte & Letra, 2012).

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo