Band, Record e Rede TV! disputam o terceiro lugar

Emissoras de tevê aberta têm fome de audiência. Afinal, ibope alto atrai patrocinadores e aumenta o preço dos anúncios. A Globo abocanha a maior fatia desse bolo. O SBT, por sua vez, tem um quarto desse público. O que sobra, porém, é disputado a tapas por Band, Record e Rede TV!. Para estas emissoras, cada pontinho no ibope ou cada minuto à frente do concorrente é razão para comemorar. “Programa de tevê, à exceção da Globo, é como futebol. Um dia a gente ganha, um dia perde e outro empata”, resume o apresentador Milton Neves, que comanda três programas na Record.

Milton sabe do que fala. Com a ida de José Luís Datena para a Band, ele assumiu o “Cidade Alerta”. Agora, rivaliza com o ex-companheiro de emissora, que está no “Brasil Urgente” e fez a audiência do programa dobrar já na primeira semana. A disputa, contudo, tem sido acirrada.

Nos primeiros quatro dias em que se enfrentaram, por exemplo, o Ibope registrou dois empates e uma vitória para cada lado. “Se mantivermos o patamar dos nove pontos de ibope vou soltar rojão!”, exagera Datena. “O Datena é o melhor apresentador desse segmento. Mas o ?Cidade Alerta? tem prestígio e tradição. Por isso, vamos para o ?tie-break?”, pondera Milton Neves, que admite sentir-se mais confortável no esportivo “Terceiro Tempo” e no “Roleta Russa”.

A briga pela audiência começa cedo. No horário da manhã, o recém-lançado “Fábrica Maluca”, de Eliana, está com três pontos de média no ibope. Dois a menos do que o extinto “Eliana & Alegria” alcançava de tarde. O desempenho o deixa no mesmo patamar que o “Dia a Dia”, de Olga Bongiovanni, na Band, e o “Bom Dia Mulher”, da Rede TV!. “Sempre que mudo de horário ou de emissora acontece isso. Tenho uma baixa na audiência e depois vou subindo aos poucos”, minimiza Eliana. Já de tarde, a briga fica entre os programas de fofoca “Melhor da Tarde”, da Band, e “A Casa É Sua”, da Rede TV!. Com dois e três pontos, respectivamente, eles perseguem de perto o similar “Falando Francamente”, do SBT, que marca cinco pontos.

De fato, Band e Rede TV! não escondem que almejam o terceiro lugar na preferência do público. Para a Band, seria a reconquista de um espaço perdido nos últimos 10 anos.

Para a Rede TV!, é uma meta a ser atingida a qualquer custo. Tanto que o vice-presidente da Rede TV!, Marcelo de Carvalho, prometeu dobrar o salário dos diretores e apresentadores que consolidarem seus programas em terceiro.

Valores bastante duvidosos

Na guerra pela terceira posição na audiência, vale quase tudo. E embora seja difícil de acreditar, até mesmo campeões de baixaria e sensacionalismo juram que têm seus limites. É o que diz, por exemplo, o apresentador João Kléber. Em acordo com a Rede TV!, ele aboliu de seus programas a própria performance como o travesti Charlote Pink – que vinha sendo muito criticada. Agora, tanto o “Canal Aberto” quanto o “Eu Vi Na TV” estão mais leves e recheados de pegadinhas. Mas o questionável “Teste de Fidelidade” permanece. “É humor da melhor qualidade. Quem não acha graça daquilo?”, indaga -sem esperar resposta -um sempre indignado João Kléber, que disputa audiência com os programas policiais “Brasil Urgente”, da Band, e “Cidade Alerta”, da Record.

Com seu “Hora da Verdade”, Márcia Goldsmidt já levou para o ar o drama daquele que o programa alcunhou de “menino-peixe”, um rapazinho que tem uma doença na pele que o obriga a viver imerso numa banheira com água. Também mostrou ao vivo o estado deplorável da ex-apresentadora Dóris Giesse, que – visivelmente alterada – alegava apanhar do marido e ser impedida por ele de sair de casa. Fora um sem-número de casos do tipo “Sou gay e meu pai não sabe”, “Quero mudar de sexo” ou “Estou apaixonado pela minha sogra”. Apesar de tantos assuntos esdrúxulos, Márcia alega que segue sempre seu bom senso.

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