“Balé das Águas” abre agenda de espetáculos do Projeto “Águas de Março”

Segundo_Sopro_Karin_van_der.jpgUm balé inesquecível. "Segundo Sopro", criado para o corpo de baile do Centro Cultural Teatro Guaíra, será a primeira atração artística do Projeto Águas de Março, que terá sua abertura oficial dia 3 de março, às 19 horas, no Cine-Teatro Sete Quedas, em Guaíra. Após a sessão solene o Balé Teatro Guaíra ocupará o palco para apresentar a montagem criada em 1999 que o público batizou de "Balé das Águas". No dia 5 de março terá nova apresentação em Foz do Iguaçu.

O "Balé das Águas" assim se tornou conhecido porque termina sob uma chuva artificial caindo sobre os bailarinos. Originalmente chama-se "Segundo Sopro", nome dado pela coreógrafa paulista Roseli Rodrigues. "Segundo Sopro" une os sentidos espirituais de elementos da natureza, como o vento, a água e as pedras, numa simbologia da própria existência.

Vinte e seis bailarinos atuam no espetáculo que foi aplaudido em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Esteve no Festival do Mercosul, em Córdoba, Argentina, e recebeu convite para apresentar-se no Festival Iberoamericano de Cadiz, na Espanha, que acontecerá em outubro deste ano.

Projeto Águas de Março

O Projeto Águas de Março, que movimentará os municípios lindeiros de 3 a 10 de março, tem por objetivo discutir caminhos que permitam maior integração cultural da região que já detém uma diversidade cultural importante de raízes étnicas colonizadoras e da cultura originária indígena, para a implementação do desenvolvimento cultural na região.

Este projeto integra o Programa Paranização, do Centro Cultural Teatro Guaíra, em articulação com o Programa de Integração Cultural com o Mercosul e em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros. Trabalha simultaneamente com as secretarias estaduais do Meio Ambiente, Turismo e Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul e tem o apoio do Sebrae-PR.

Estão previstas mais de 100 apresentações promovidas por 19 grupos artísticos regionais, 15 grupos estaduais/nacionais e cinco do Mercosul. Um Fórum Temático composto de dez conferências e dez palestras interativas, terá como temas: Desenvolvimento Cultural Contextualizado, Política de Recursos Hídricos do Paraná, Territorialidade Indígena, A Cultura nos Caminhos do Turismo, Integração Cultural com o Mercosul.

A cidade de Guaíra foi escolhida para ser a sede oficial do evento. Responderão como subsedes os municípios de Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Santa Helena, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

Os municípios ribeirinhos que formam o corredor ao longo do Lago de Itaipu – no lado brasileiro – são: Foz do Iguaçu, Guaíra, Terra Roxa, Santa Terezinha do Itaipu, Entre Rios do Oeste, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Helena, São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Mundo Novo (MS).

Voltar ao topo