Audaciosa determinação

Treze anos não é a idade mais aconselhável para uma adolescente sair de casa. Mas foi quando Thaila Ayala, uma das protagonistas de Malhação, colocou os saltos na rua. ?Quase teve porradaria na minha casa, mas consegui convencer meus pais?, lembra, piscando os olhos e exibindo longos cílios que a fazem lembrar a personagem Emília de Monteiro Lobato. Não bastasse ir morar sozinha, se mudou para a capital paulista para estudar interpretação e deixou para trás a pacata vidinha que levava em Presidente Prudente, interior de São Paulo. A audácia rendeu frutos. Na trama jovem da Globo, a personagem de Thaila se destaca pelos conflitos: os pais são novos ricos deslumbrados que querem que Marcela se case com um rapaz endinheirado. Mas a moçoila cai nos braços do simpático mecânico André, vivido pelo também novato Rômulo Arantes Neto. A partir daí, passa a viver em pé-de-guerra com a família gananciosa que não imagina a dondoquinha lambuzada de graxa pelo mecânico. ?Mas o amor vai vencer, como sempre!?, torce a atriz, de punhos cerrados.

Aos 20 anos, a intérprete da determinada Marcela na nova temporada da novelinha seguiu uma longa caminhada até chegar à tevê. Matriculou-se na Escola de Atores de Wolf Maya e, paralelamente, seguiu a carreira de modelo para poder se sustentar. ?Com o tempo, meus pais acabaram me apoiando. Mas demorou. Sempre diziam: estuda, estuda. Eu estudei…Teatro!?, diverte-se, orgulhosa.

 Entre um curso e outro de Teatro, Marcela viajou o mundo e chegou a morar em oito países realizando trabalhos como modelo, onde estampou ?outdoors? de campanhas internacionais, como das marcas Samsung, LG e Motorola. Depois de anos em países como China, Tailândia, Japão, Coréia do Sul, França, Estados Unidos, México e África do Sul, a serelepe aprendiz de atriz colocou de novo sua mochilinha nas costas e voltou de vez para o Brasil. ?Estava na hora de ser atriz de verdade. A moda era apenas um ganha-pão?, esnoba.

 Foi quando, mais uma vez, Thaila mudou de cidade e veio para o Rio fazer a Oficina de Atores da Globo no ano passado. Chegou a fazer testes para várias novelas, como Belíssima, Pé na Jaca e Paraíso Tropical – a próxima das oito da Globo -, mas não emplacou em nenhuma. Logo todos os alunos da Oficina foram convocados para testes em Malhação. ?Fui mais segura porque tive aulas de voz, corpo, dança. Gostei da Marcela porque ela é muito determinada, parecida comigo?, compara.

 Com a correria da vida de modelo e o novo cotidiano de gravações de segunda a sábado, Thaila garante que nunca teve tempo de pensar em academia. ?No máximo dou uma corridinha de dois quilômetros de vez em quando e já fico morrendo de cansaço. Mas minha próxima meta é malhar?, planeja. Thaila afirma, quase de pés juntos, que os cuidados com o 1,75 m de altura distribuídos em 52 kg são cada vez mais parcos. ?Nem maquiagem eu tiro antes de dormir. Só como porcarias e nunca hidrato o cabelo?, jura.

 Enquanto os 20 anos de idade permitem que a paulista continue vivendo com seus desregrados cuidados com a estética, a atriz tem se esforçado cada vez mais em compor a Marcela. Para isso, se espelha em atrizes como Malu Mader e Fernanda Torres, além de passar noites em claro decorando as falas da personagem e repassando os textos com um ?coach? – espécie de treinador de atores. Entre um intervalo e outro, a atriz torce para que seu nome se torne uma profecia na carreira. ?Thaila é um nome indígena que significa estrela. E Ayala é espanhol, da época que os mouros invadiram a Espanha. Espero que dê sorte!?, torce, arregalando os olhos rasgados de uma típica latina.

Voltar ao topo