Ator de filme ‘Estômago’ estreia monólogo

Depois de ganhar fama ao interpretar no cinema o chef Nonato, do longa Estômago, o ator João Miguel estreia hoje no teatro o monólogo , no Sesc Paulista, em São Paulo. Esta é a primeira montagem brasileira do texto da dramaturga italiana Letizia Russo, e trata da história de um homem que volta à sua cidade natal depois de muito tempo fora. “Eu me interessei pelo texto logo de cara. Os temas abordados pela dramaturga são contemporâneos”, diz o ator.

Quando o personagem de João Miguel retorna à cidade, encontra em um bar um homem pelo qual ele foi apaixonado na adolescência, quando ambos tinham 15 anos. “O espectador vai descobrindo aos poucos o que aconteceu. Trata-se de uma mistura de narrativa com poesia, no sentido literal mesmo”, explica. “São lembranças que o mudaram profundamente, de um amor violentamente silenciado.”

O ator explica que interpretar um monólogo é um desafio. “É um espaço solo onde você pode dizer alguma coisa que te interessa. O tema da peça diz respeito também à solidão das metrópoles, do amor, da sexualidade. É um processo de reinvenção do homem.” O texto original, em italiano, foi traduzido para o português por Rachel Brumana e a direção é de Alvise Camozzi.

João Miguel falou também porque recusou o papel para interpretar o presidente Lula no cinema, em Lula, Filho do Brasil. “Já tinha assumido um compromisso com as filmagens de A Hora e a Vez de Augusto Matraga, adaptação cinematográfica do clássico de Guimarães Rosa.” A história já foi filmada em 1965 e agora é regravada pelo diretor de TV Vinícius Coimbra (JK e Queridos Amigos), estreante no cinema. As filmagens devem começar em maio. “É um projeto antigo que eu já tinha assumido o compromisso.”

O ator, no entanto, faz questão de dizer que acha o presidente Lula um personagem ‘interessantíssimo’. “Ele é um fenômeno dos tempos atuais. É como o Barack Obama ou o Evo Morales. Todos personificam as contradições e as mudanças que o mundo está passando.” As informações são do Jornal da Tarde.

Voltar ao topo