Não está fácil para ninguém

Ascânio, da novela A Regra do Jogo, diz que ganha pouco

Crise, inflação alta, supermercado pela hora da morte. Você já está cansado de tudo isso, certo? Mas não pense que este problemas só atingem só os pobres mortais. Pois saiba que tem astro da Rede Globo reclamando do salário.

O ator Tonico Ferreira, 67 anos, que interpreta o vagabundo Ascânio na trama A Regra do Jogo não tem papas na língua para dizer que “ganha pouco”. “Uma pessoa lê as falas pra mim e eu as reproduzo, sem delay. Prefiro assim”, disse o ator em entrevista ao portal UOL.

“Uso ponto eletrônico porque é uma forma de me sentir ganhando mais. Já que não ganho mais, eu trabalho menos”, cutuca o ator, que está há 40 anos na Globo, com apenas uma interrupção, em 1991, quando foi para a Manchete.

Tonico Pereira também reclamou de ser atormentado diariamente pelo colega José de Abreu por causa da semelhança do seu personagem com o Nilo de Avenida Brasil. De fato, há mesmo uma semelhança entre os dois: são bêbados, vagabundos, com passado nebuloso e debochados.

Para interpretar Ascânio, Tonico Pereira se vale de sua enorme bagagem como ator e litros e litros de chá, água ou refirgerante, que às vezes de uísque de mentirinha. Na Globo, interpretou os inesquecíveis Zé Carneiro, do Sítio do Picapau Amarelo (de 1977 a 1985) e Mendonça de A Grande Família (2002 a 2014). 

E o salário? Tonico não revela quanto ganha, mas deixa transparecer que gosta do que faz e se derrama em elogios para o elenco. Ele se dá bem com Alexandre Nero, a quem chama de Comendador, adora Giovanna Antonelli e admira o talento de Vanessa Giácomo. Sem falar de Tony Ramos, a quem considera “uma maravilha da natureza”.

Voltar ao topo