Arte hispânica entre nós

Curitiba é a primeira cidade brasileira a receber a exposição Suite Europa 2002, coleção de 36 trabalhos digitalizados de 18 artistas da Espanha, Cuba, México e Argentina. A mostra abre na próxima segunda-feira, no Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom, onde fica até o final do mês. Em seguida segue para Brasília, Recife, Belo Horizonte, Florianópolis e Porto Alegre.

A mostra faz parte do Programa de Ação Cultural no Exterior que o Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha preparou para marcar a presidência espanhola da União Européia. A digitalização foi feita na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, Espanha. A Suite Europa 2002 deve passar pelos 15 países que compõem a União Européia e por outros 20 países ibero-americanos, entre eles o Brasil. O evento é uma parceria da filial paranaense da Brasil Teleocom com o Centro Cultural Brasil-Espanha, responsável pela mostra, e tem como promotores a Embaixada da Espanha no Brasil, o Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional.

Segundo Luiz Arthur Montes Ribeiro, curador do espaço, a exposição oferece uma visão ampla da arte de vanguarda espanhola. “São artistas que estão em plena atividade e têm reconhecimento internacional”, comenta. “E a presença de obras de três artistas latino-americanos enobrece ainda mais a mostra”.

A Suite Europa 2002 traz obras de Amat, Arroyo, Broto, Calvo, Chirino, Cuevas, Fernández de Molina, Galindo, Gordillo, Hernández Pijuan, Kcho, Kuitca, Larrondo, Peinado, Ráfols-Casamada, Sevilla, Sicilia e Villalba. Como observa o crítico Juan Villoro, os artistas propõem um “diálogo com viajantes imaginários”. E toda a mostra “é um museu aberto da diversidade”, revelando “os muitos modos que a luz tem de assumir formas e tonalidades”.

***

O Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom fica no térreo do Palácio das Comunicações, na Av. Manoel Ribas, 115. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h (com exceção da noite de abertura, no dia 8, que acontece das 20h30 às 22h30).

Voltar ao topo