Aragorn comenta sua nova aventura

Ele é magro, alto e… louro de cabelos curtos. Sem a barba e os cabelos longos do guerreiro Aragorn da trilogia ?O senhor dos anéis?, o ator americano Viggo Mortensen, de 45 anos, poderia passar batido entre os fãs da trilogia adaptada da obra do escritor inglês J.R.R. Tolkien. Mortensen esteve no país para ajudar na divulgação do capítulo final da trilogia, O Retorno do Rei, que estréia amanhã nos cinemas brasileiros.

Simpático e falante, ele brincou quando lhe perguntaram sobre o que o havia impressionado nos três filmes: ?Quantos anos eu tenho para responder??. Depois rasgou elogios ao diretor Peter Jackson: ?Não posso imaginar outro diretor no lugar dele. Ele não tem somente o conhecimento técnico, mas impressiona também como homem. Possui uma capacidade de liderança enorme. Após duas semanas de filmagem, qualquer outro cineasta teria enlouquecido. Ele sempre manteve a calma e serviu de exemplo para os outros?.

Com uma carreira de 20 anos e 30 filmes, entre eles O Pagamento Final, Até o Limite da Honra, Um Crime Perfeito e o remake de Psicose, Mortensen afirma que jamais fez um papel de que não tenha gostado ou pelo qual não tenha desenvolvido um certo carinho. ?Qualquer personagem que você faça sempre há algo dele em você.?

Ele chegou à Nova Zelândia quando o filme já estava sendo rodado, e teve que correr contra o tempo perdido. ?A maior dificuldade foi falar o dialeto, sobretudo quando o personagem vai se tornando Aragorn, além de aprender a manusear a espada, que ganhei da equipe após o fim das filmagens. Ao menos tive facilidade para andar a cavalo?, lembrou.

Família

As conexões familiares do ator, que é filho de pai dinamarquês e mãe americana, e o seu interesse desde moleque pelas histórias medievais com certeza ajudaram na composição do personagem. ?Quando criança eu gostava de jogos e batalhas envolvendo guerreiros e monstros. A filmagem foi complicada, mas tinha um grande componente de prazer porque remetia a essas questões da minha infância.?

Voltar ao topo