Antígona fica em cartaz até dia 17

Dois irmãos morrem na guerra, um pelas mãos do outro. Um deles é enterrado com honra, o outro é acusado de traição e seu sepultamento, impedido pelo rei. Mas Antígona, irmã do morto, se rebela contra o sistema e a lei criada pelo tio Creonte e decide enterrar o cadáver. Uma revolta que vai trazer conseqüências e mais mortes do que as que já ocorreram.

A história de Antígona, contada por Sófocles no ano 450 a.C. pode ser interpretada de várias maneiras. A CiaSenhas de Teatro fez uma leitura bastante peculiar da peça e no espetáculo Antígona – reduzida e ampliada, passado e presente misturam-se e os personagens da tragédia de Sófocles dialogam com personagens contemporâneos.

A tragédia grega foi revista pelo grupo num processo de pesquisa e ensaio que durou nove meses e que chega agora ao público. O espetáculo traz imagens projetadas complementando o cenário, composto por uma geladeira e tapumes vermelhos, numa opção minimalista. Na montagem, assim como em outras obras realizadas pela companhia, o trabalho do ator é colocado em evidência. São quatro atores em cena que se dividem na interpretação de personagens para contar a história dos descendentes de Édipo e Jocasta.

A opção da companhia foi dar voz às personagens femininas da tragédia: Antígona, Ismene e Eurídice, mulheres que não entendem a guerra e não conseguem ser ouvidas. A história suscita questionamentos sobre o poder da mulher, seus direitos e deveres no passar dos séculos. Atualmente as mulheres são ouvidas? E o eram antes? Antígona só quer um minuto de Creonte. Um minuto para expor suas idéias. Mas um minuto pode ser um tempo longo demais. A montagem da CiaSenhas não conta a história como ela foi escrita, mas em cenas fragmentadas que dão ao espectador a possibilidade de fazer a sua própria interpretação. A montagem fica em cartaz até o dia 17 de dezembro.

Serviço:

Antígona reduzida e ampliada – De 6 a 17 de dezembro, de quarta a sábado às 21h e domingo às 20h. Teatro Edson Bueno, Praça Tiradentes, 106 – Galeria Pinheiro Lima. Informações: 3015-8705 / 9602-7651. Ingressos: 12,00 e 6,00 (quarta-feira: R$ 2,00 mais um quiilo de alimento não-perecível). Convênio com o Estacionamento da Ordem, Rua 13 de Maio, 655.

Voltar ao topo