Americanos ameaçam novo monopólio na mídia

A Comcast, maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira que lançou uma oferta de compra da Walt Disney por mais de US$ 54 bilhões em ações. Se for bem sucedido, o negócio vai transformar a Comcast em uma da maiores empresas de mídia do mundo, combinando os estúdios Disney, o canal de televisão ABC, a rede de canais de esportes ESPN e parques de diversões com os 21 milhões de assinantes da operadora.

Além disso, a compra colocaria a Comcast em patamar de igualdade com a Time Warner e a News Corp pois a empresa passaria a ter ativos importantes de programação e de distribuição. A Comcast ofereceu um prêmio de 10% em relação ao preço de fechamento das ações da Disney, na terça-feira. A operadora de TV a cabo avaliou o acordo em US$ 66 bilhões, incluindo dívidas de US$ 11,9 bilhões.

A Comcast informou que estava fazendo uma oferta não solicitada após o presidente-executivo da Disney, Michael Eisner, ter se recusado a discutir o assunto. A proposta vem em um momento em que os ex-diretores Roy Disney, sobrinho do fundador Walt Disney, e Stanley Gold tentam tirar Eisner do posto mais alto da companhia alegando má administração na última década. Roy Disney tem feito lobby junto aos acionistas institucionais para que eles votem contra a reeleição de Eisner e de outros três diretores da companhia na próxima reunião de acionistas no mês que vem.

A Disney contra-atacou com uma campanha lembrando que seu estúdio foi o líder nas bilheterias no ano passado e que espera aumentar seu lucro por ação em 30% neste ano fiscal. Um encontro da Disney com os investidores institucionais está marcado para quarta-feira em Orlando, Flórida.

“O conselho da Disney está sob uma tremenda pressão dos dissidentes Roy Disney e dos que o apóiam, isso pode indicar que eles estarão receptivos à oferta”, disse Timothy Ghriskey, gerente de portfólio da Ghriskey Capital Partners.

A Comcast já lançou mão de uma oferta não-solicitada uma vez, em julho de 2001, quando quis adquirir os ativos de cabo da AT&T. Um ano depois a operadora concretizou a compra por US$ 72 bilhões.

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