Altamiro Carrilho faz show em Curitiba

Um dos maiores gênios da música brasileira, o flautista Altamiro Carrilho estará demonstrando todo seu talento em Curitiba amanhã, sábado e domingo, 1.º de maio, no Teatro da Caixa. Altamiro Carrilho, que estreou artisticamente em 1943, ao longo de todo o ano de 2005 está comemorando seus 80 anos de vida e 63 de carreira. Precoce, aos 11 anos Altamiro já integrava uma banda musical, tocando tarol. Aos 12 anos, vencia o programa de calouros de Ary Barroso tocando flauta. Sua primeira participação como músico num disco ocorreu na gravação de um 78 rpm de Moreira da Silva, na Odeon. Em 1949, gravou o seu primeiro disco solo, na Star, Flauteando na Chacrinha.

Depois de ter tocado no Regional do Canhoto, o flautista formou a Bandinha de Altamiro Carrilho, em 1955, quando gravou o seu maxixe Rio Antigo. Esta música fez tanto sucesso que vendeu 960 mil cópias em apenas seis meses, uma marca representativa até para os dias de hoje, e que foi considerada histórica na época.

Altamiro tornou-se conhecido internacionalmente na década de 60, quando, se apresentou em diversos países, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Egito, México, Estados Unidos e União Soviética. Seu sucesso era tão grande no exterior, que chegou a ficar um ano no México, onde foi passar uma temporada de apenas vinte dias.

Questionado sobre a atual fase de sua carreira, onde toca tanto música erudita quanto popular, ele é categórico: ?A música é uma só. Só existe um tipo de música: é a boa?.

Vem de Artur da Távola uma das melhores definições de Altamiro: ?A flauta flauteia, porém não falta. ?Flautamiro? jamais descarrila. Já o Altamiro, Carrilho. Vive na flauta? Não! A flauta vive nele, desde menino?.

Ao longo da carreira, Altamiro Carrilho já gravou mais de 100 discos e compôs cerca de 200 músicas dos mais variados ritmos e estilos. Atualmente se apresenta com seu regional formado por cavaquinho, pandeiro e violão de sete cordas, sempre com um repertório que passa pelos clássicos do choro, como Rosa, Tico-Tico no Fubá, Carinhoso, Atraente e Brasileirinho, além de composições próprias como Aeroporto Galeão, Deixa o Breque pra Mime Oriental, num show alegre e descontraído, em que Altamiro Carrilho toca e conta algumas histórias sobre a música popular brasileira.

A abertura do show de Altamiro Carrilho será feita pelos músicos curitibanos João Egashira, Gabriel Schwartz e Julião Bohêmio.

Serviço:
?Show Altamiro Carrilho 80 anos?, no Teatro da Caixa. Dias 29 e 30 de abril (às 21h) e 1.º de maio (às 19h). Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações pelo telefone 321-1999.

Voltar ao topo