Abre temporada de teatro de bonecos

Companhias de teatro de bonecos de várias cidades brasileiras e de outros países chegam a Curitiba a partir de domingo, dia 10, para o 14.º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos. Ao todo, 27 companhias farão cerca de 60 apresentações nos auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra e em espaços alternativos. A Peróxidos do Brasil repassou R$ 200 mil para a realização do 14.º FETB. O ingresso custará R$ 4,00. A abertura será no dia 10, às 11h, nas Ruínas de São Francisco, com o Grupo Folclórico Boi de Mamão, de Vargem Grande, Santa Catarina.

A diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Nitis Jacon, disse que, além de ser um formador de platéia, o Festival de Bonecos é um agregador familiar porque muitos pais participam com os filhos da programação. ?A cultura é transversal a todas as áreas e me sinto honrada em poder ocupar um cargo neste governo que me permite exercitar esta transversalidade?, concluiu.

O diretor-geral da Peróxidos do Brasil, Paulo Francisco Trévia, destacou que o repasse de recursos para a produção do festival é uma forma de a empresa agradecer o apoio que recebe do governo do Estado desde que se instalou na Cidade Industrial de Curitiba, em 1987. Este é o segundo patrocínio que a Peróxidos assina com o CCTG. A primeira parceria aconteceu no ano passado quando ela patrocinou a montagem de Solilóquio, da G2 Cia de Dança.

Programação

Entre os espetáculos internacionais do Festival de Bonecos estão La Vuelta al Mundo en 80 días (Companía Fernán Cardama, Espanha), Tresepinas (Grupo El Chon Chon, Argentina), Anjo (Duda Paiva, Holanda), Rutinas (Eugénio Navarro, Espanha), La Muerte de Don Cristobal (Paz Tatay, França) e O Avarento (Tabola Rassa, Espanha).

Os espetáculos nacionais que estarão no festival são Zig, a Menina de Giz (Cia de Teatro Mevitevendo, São Paulo), O Menino do Dedo Verde (Cia. Experimentus Teatrais, Santa Catarina), Filme Noir (Cia Pequod, Rio de Janeiro), Sob a Luz da Lua e Galina Galinova (Cia. Gente Falante, Porto Alegre), Patinho Feio (GATS, Santa Catarina), O Romance do Vaqueiro Benedito (Mamulengo Presepada, Brasília), O Velho Lobo do Mar (Companhia dos Bonecos, Rio do Sul), Folguedo das Sombras (Cia Teatro Lumbra, Porto Alegre) e O Princípio do Espanto (Morpheus Teatro, São Paulo).

Oito grupos paranaenses estão selecionados: Cia. de Teatro Arte & Manha, Guarapuava, com As Cavalhadas; Grupo Merengue, Curitiba, com Dom Quixote; Grupo de Teatro Trava-Língua, Curitiba, com Ari Areia, um Grãozinho Apaixonado; Cia. Ti Biri Bão, São José dos Pinhais, com A Cigarra e a Formiga; Cia Karagoz Animações e Eventos, Curitiba, O Rei Que Ficou Cego; Miyashiro Teatro de Bonecos, Curitiba, com Brisalenta; Grupo Simples Suspiro, Curitiba, com Marcas; Aldebarã e Rasgateatro, Curitiba, com Brincando de Histórias; Cia. Manoel Kobachuk, Curitiba, com A Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra; Teatro Filhos da Lua, Curitiba, com Urucum e o Fogo e Grupo Calçada Di Verso, Curitiba, com Hoje é Domingo, Pé de Cachimbo.

Voltar ao topo