Abertas as inscrições para a 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE

Estudantes de todo Brasil já podem fazer suas inscrições para participar do maior festival universitário do país: a 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. O prazo para os interessados em apresentar trabalhos nas mostras universitárias vai até o dia 4 de dezembro. As áreas de atuação são: música, artes cênicas, ciência e tecnologia, literatura, artes visuais e cinema e vídeo. O regulamento já está disponível no site da UNE: www.une.org.br

Tema – "Brasil-África: um Rio chamado Atlântico"

A 5ª Bienal da UNE acontece entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro de 2007 e traz nesta edição o tema "Brasil-África, um Rio chamado Atlântico". O objetivo é fazer uma reflexão sobre os elementos que compõem a formação da cultura popular brasileira, colocando em destaque a influência africana dentro do contexto nacional. A idéia nasceu da leitura do clássico livro "Um Rio chamado Atlântico", escrito pelo embaixador Alberto da Costa e Silva, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. O diplomata recebeu o convite e fará parte do conselho da 5º Bienal da UNE.

Projeto Cuca na 5ª Bienal

A 5ª Bienal também pretende consolidar o Instituto Cuca, Circuito Universitário de Cultura e Arte, projeto cultural da UNE que surgiu com a intenção de manter viva a produção cultural universitária entre os espaços de uma Bienal e outra. Além de incitar, não só a produção cultural, mas também a pesquisa e a discussão sobre cultura e políticas culturais. Hoje, existem núcleos Cucas em 10 estados brasileiros (Vitória/ES, Brasília/DF, Salvador/BA, São Paulo/SP, Barra do Garça/MT, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Curitiba/PR, Campina Grande/PB)

De acordo com o coordenador da 5ª Bienal, Tiago Alves, o objetivo do festival é reunir estudantes em torno do universo cultural que será produzido durante os cinco dias de Bienal. Ele lembra que, além disso, o evento abrirá as comemorações do aniversário de 70 anos da UNE.

"Nossa intenção nesta Bienal é reunir não só estudantes brasileiros, mas de outros países também, mesmo porque além desse ser um evento de produção cultural intensa, será o primeiro de uma série de eventos que vai comemorar os 70 anos da UNE".

Saiba mais: www.une.org.br

Voltar ao topo