A senhora Macbeth estará no HSBC

A peça A senhora Macbeth é baseada no texto da escritora argentina Griselda Gambaro, uma versão livre para a clássica obra shakespeariana. O conflito de Lady Macbeth entre a ambição de poder e o amor é o ponto crucial desta montagem de Antônio Abujamra que traz Marília Gabriela no papel central. A peça fica em cartaz no Teatro HSBC entre os dias 25 e 27 de agosto, às 20h30.

Abujamra afirma que o texto da peça é bastante atual e mostra que apesar de mudarem de forma, os crimes e a violência permanecem na sua essência sempre preparados para matar, sem culpa, os sonhos possíveis. Para Griselda, A senhora Macbeth inventa um novo olhar, um novo texto, sobre uma das obras mais ricas da literatura dramática, onde todas as indagações são possíveis. De acordo com ela, ?neste novo texto, o motor que movimenta Lady Macbeth não é tanto a ambição de poder, mas sim o amor. Um amor tão absoluto por Macbeth que ela não pode conhecer-se a si mesma, nem ter palavras próprias?. Marília Gabriela fala que sua personagem, Lady Macbeth, é uma mulher movida a paixões. ?A primeira e maior delas é por um homem, Macbeth. Sentimento que ela tenta justificar como cúmplice que é, com a desculpa do amor, sem abandonar a ambição de poder. Quem já teve grandes paixões entende o que a autora Griseda Gambaro quis fazer e a alma que ela coloca nas personagens?, diz Marília.

A construção simultânea à negação do crime demarca os limites perversos do conflito, centrado em cinco personagens. O cenário dá o toque contemporâneo ao espetáculo: o poder segue ignorando as mortes que ocasiona, dizendo que são fruto da imaginação alheia. De acordo com Abujamra, ?a montagem é uma união de tragédia perturbada sempre por um humor cáustico e uma tentativa de mostrar a verdadeira paixão de uma mulher por um homem, deixando a ambição de Lady escondida até a última cena e ela lutando contra si mesma. São palavras-pétalas com o sentimento trágico do mundo?.

Antônio Abujamra conheceu e se tornou amigo de Griselda Gambaro, uma das mais importantes escritoras argentinas contemporâneas, censurada pela ditadura em 1977, no Festival de Caracas, que comemorava os 200 anos de Simon Bolívar. A partir de então, a admiração de Abujamra pela obra de Griselda cresceu: ?Ficamos muito amigos e sempre a leitura de seus trabalhos me mostra uma autora à altura de Clarice Lispector (em seu último livro, a epígrafe é de Clarice) e Jorge Luís Borges. Suas peças têm uma inclinação para a beleza porque ela sabe como poucas captar a essência do amor, da vida?, fala o diretor. A peça, inspirada no texto de Shakespeare, é a atração teatral de agosto, no Teatro HSBC.

Serviço:

Teatro HSBC (Rua Luiz Xavier, número 11 – Rua das Flores). Data: 25, 26 e 27 de agosto. Horário: 20h30. Valor: R$30,00 (clientes do HSBC e estudantes têm 50% de desconto). Informações: 3232-7177.

Voltar ao topo