A “pequena” família

A maior parte das pessoas que lê este texto deve ter uma família, pequena ou grande, que se reúne aos domingos para almoçar. Quem não tem esse hábito, pelo menos deve conhecer um amigo que tenha. E com certeza deve ter ouvido este amigo comentar o quanto é divertido ou até mesmo desconcertante quando esta família começa a discutir assuntos delicados ou engraçados. É no almoço com a família que muitos problemas se ajeitam ou começam.

Porém, quem lê este texto provavelmente tenha visto poucas vezes um encontro em família que reúna cerca de 500 pessoas. Algo assim tão grandioso acontece com a família Manfredini, que tem membros espalhados não só em Curitiba, mas em todo o mundo. Originários da Itália, os Manfredini chegaram pelo Porto de Paranaguá em 1877 e participaram da construção da estrada de ferro no Estado. Ontem e hoje, eles estão em Curitiba em uma grande confraternização. O evento atende um pedido feito por um dos ?Manfredinis? ilustres, o Renato Russo, cantor e compositor líder da banda Legião Urbana, grande sucesso nos anos 80s. A mãe de Renato, Maria do Carmo Manfredini, e a irmã, Carmem Manfredini, também participam da confraternização.

Segundo o coordenador do evento e primo de Renato, Valdir Mandredini, a idéia é não só reunir os membros. ?Queremos lembrar do trabalho de todos os integrantes da família, que teve grande contribuição em diversos setores da sociedade. Renato Russo sempre falava que a família deveria fechar um hotel, um restaurante, para se confraternizar?, comentou.

E o pedido é atendido há três anos, em Curitiba. Ontem, a confraternização iniciou com o lançamento do livro de Noely Manfredini D?Almeida, nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação. O livro chama-se Famiglia Manfredini: da Itália para o Brasil -1877-2008. Hoje, a festa continua. Às 11h, uma missa de ação de graças será realizada na igreja São Francisco de Paula (na Saldanha Marinho, em Curitiba), e depois será a vez de uma carreata com carros antigos.

O almoço será no restaurante Bimy?s, na Avenida Iguaçu (o valor estipulado foi de R$ 33 por pessoa). Segundo Valdir, cerca de 500 membros, agregados e fãs já aderiram ao almoço, mas ele afirma ?que sempre tem lugar pra mais gente?. 

Voltar ao topo