Arte

A paisagem paranaense como fonte de inspiração

O Museu Oscar Niemeyer (MON) irá levar parte de seu acervo a outras cidades do Paraná. Intitulada Paisagens, a exposição itinerante, realizada pela equipe técnica do MON, levará belas obras de diversos artistas para Paranaguá, Morretes, Rio Negro e Ponta Grossa, entre maio e dezembro deste ano. As 30 pinturas selecionadas demonstram que artistas de todas as épocas e lugares fazem da paisagem fonte de inspiração estética.

“Em cada tela há o olhar único de determinado artista, um estilo, uma técnica, uma forma de expressar e representar. Mas, é importante observar que reunidas tecem um diálogo, por meio da paisagem e da natureza, nos aproximando de nossos próprios ambientes”, analisa a responsável pela organização da mostra, Adriane Mattei Manzi.

Paranaguá será a primeira cidade a receber a exposição, na Casa da Cultura Monsenhor Celso. A abertura para visitação do público acontece entre 08 de maio e 28 de junho. O segundo município será Morretes, com abertura prevista para 8 julho. No dia 3 de setembro deve acontecer a abertura em Rio Negro. A apresentação da exposição será encerrada em Ponta Grossa, com abertura marcada para o dia 4 de novembro.

Os trabalhos selecionados, entre as 2,2 mil obras que compõem o acervo do Museu Oscar Niemeyer, retratam, em sua maioria, paisagens paranaenses. Na mostra coletiva estão obras de artistas representativos na história da arte no Paraná, como Andersen, Bakun, De Bona, Viaro, Traple, Fernando Calderari e Mazé Mendes, entre outros. Destacamos o registro feito por Bakun sobre A construção da via férrea do trem elétrico em Curitiba, a cena representada por Traple do Mercado de Paranaguá e o Canal de Morretes, por Guido Viaro.

Arte em Movimento

A exibição itinerante desta exposição do acervo integra o projeto Arte em Movimento. “Esse projeto nasceu do anseio de ultrapassarmos os limites do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, para democratizar e levar cultura e arte para todos os lugares onde for possível chegar”, afirma a presidente do museu, Maristela Quarenghi de Mello e Silva.

Serviço

Paranaguá

De 8 de maio a 28 de junho, na Casa da Cultura Monsenhor Celso (Largo Monsenhor Celso, 23 -Centro Histórico).

Morretes

De 8 de julho a 23 de agosto, no Grupo Escolar Miguel Schleder (Rua XV de Novembro, 135 -Centro).

Rio Negro

De 3 de setembro a 25 de outubro, no Museu Histórico Professora Maria José França Foohs (Rua Juvenal Ferreira Pinto, 2070 – Seminário. Dentro do Parque Eco Turismo Municipal São Luis de Tolosa).

Ponta Grossa

De 4 de novembro a 13 de dezembro, no Espaço Cultural Guaíra (Rua Balduíno Taques, 785 – Centro).

Voltar ao topo