A obra de Andersen para todas as gerações

Hans Christian Andersen é, sem dúvida, um dos nomes mais consagrados na literatura infantil. E por isso, em função da data de seu nascimento, comemora-se, em 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Suas obras, apesar de se desenrolarem num mundo de imaginação, prezam principalmente pelos fatos do cotidiano, ressaltando valores éticos e sociais. Andersen sempre preocupou-se em mostrar o contraste entre o poderoso e o desprotegido, o forte e o fraco, conscientizando o leitor de que todos os homens devem ter direitos iguais.

Excelente idéia da Editora Melhoramentos em antecipar o lançamento de clássicos do autor, afinal, em 2005 celebra-se o bicentenário de seu nascimento. Pode-se afirmar que a leitura de Andersen fica para vida toda. Os destaques dos lançamentos são quatro: A Pequena Sereia, A Filha do Rei do Pântano, O Patinho Feio e Um Presente para Hans.

No primeiro, a sereiazinha apaixona-se por um príncipe e, para conquistá-lo, pede ajuda à bruxa do mar. Ela fica sabendo, então, que para realizar seu desejo teria que abrir mão daquilo que lhe é mais valioso. Essa é uma história que mostra que os sonhos e as esperanças podem ser maiores do que tudo.

A Filha do Rei do Pântano é a história de Helga, uma menina que, sem saber, tinha um grande propósito na vida: ela era a flor capaz de salvar seu pai, um rei egípcio, de uma grande doença. Com a ajuda e o carinho de sua mãe adotiva, Helga perceberá o que existe de mais especial dentro dela e, só assim, poderá salvar a vida de seu pai.

O Patinho Feio, reconhecidamente um dos mais importantes clássicos da literatura infantil, conta a história de um pato que por ser diferente de seus irmãos era ridicularizado e motivo de zombaria. O que ninguém esperava era que ele se tornaria o mais belo dos cisnes e revelaria sua verdadeira beleza.

Um Presente para Hans é uma emocionante história que nos ensina que os sonhos podem se tornar realidade quando acreditamos neles. No conto, Hans recebe um presente, inicialmente desprezado por sua família e visto como algo inútil.

O autor

Hans Christian Andersen (1805-1875) é um dos maiores escritores da literatura universal. Imortalizado por seus mais de 160 contos, escreveu também 6 romances e mais de mil poemas. Filho de um pobre sapateiro, suas obras refletem uma infância difícil, a luta para ascender socialmente e sua intensa espiritualidade, enraizada na interação entre o ser humano e a natureza. Traduzida para mais de cem idiomas, a obra de Andersen inspirou, com sua profunda consciência moral e religiosa, a fantasia de milhões de crianças no mundo inteiro.

O tradutor

Antônio Carlos Vilela estudou cinema na USP e já dirigiu vários filmes de curta-metragem. Antônio escreveu Michaelis Tour Inglês para Viagem. Na literatura de ficção, ele estreou com Sexo! não é tudo na vida…então por que eu penso nisso o tempo todo?. Assinou a tradução dos sucessos Coisas que toda garota deve saber, a série completa Sherlock Holmes (13 títulos).

Voltar ao topo