A indústria do cinema chega forte em Curitiba

Martileide e Rita são as protagonistas curitibanas do filme Mulheres do Brasil, uma trama produzida pela EH Filmes, dirigida por Malu de Martino que reúne cinco contos, passados em cinco regiões brasileiras – Maceió, Bom Jesus da Lapa, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, que distinguem as mulheres brasileiras e suas idiossincrasias. O texto acima é parte do roteiro para Curitiba.

“Estou fugindo do estigma, do lugar comum. As curitibanas, por exemplo, não se parecem com polacas ou européias. São humildes. Uma sonhadora e romântica, a Martileide, que será interpretada pela Carla Daniel. A outra, a Rita (Deborah Evelyn), racional, pé no chão”, conta Malu em entrevista ontem num hotel da cidade.

A diretora passou uma semana na cidade, escolhendo as locações, conferindo a luminosidade das ruas e praças, falando com atores extras e técnicos locais que vão trabalhar na produção. “Sempre contratamos pessoal da cidade onde filmamos. Foi assim na Bahia e em Maceió. Em Curitiba existem bons profissionais. Não poderia ser diferente”, disse.

Martileide sonha com o grande amor, com a voz do locutor de rádio, que poderá resolver todos os problemas da vida dela. Parece com uma história comum, mas o enfoque é diferente. “Em Curitiba, o conto é baseado num conto da gaúcha Maria Helena Weber. Nosso diferencial, é, ao invés de produzirmos um documentário, ponteado por ficção, o que é tradicional, neste filme a história é uma ficção, mas pontuada por depoimentos reais de gente local, do cotidiano”, adianta Malu.

A produção do filme Mulheres do Brasil está a cargo da EH! Filmes, empresa dirigida por Elisa Tolomelli, produtora executiva dos premiados Cidade de Deus, Lavoura Arcaica, Central do Brasil, entre outros. “O orçamento está em torno de dois milhões e setecentos mil reais. Nossa equipe é de primeiro time. Heloísa Passos é a diretora de fotografia, e já trabalhou comigo. Ela é daqui mesmo. A produtora executiva é a Thaís Mello. O diretor de arte é o Sérgio Silveira”.

Durante a semana a equipe vai ensaiar no estúdio e nas locações. Deborah Evelyn e a Carla Daniel estarão na cidade. Na próxima sexta-feira, o filme começa ser rodado na Vila São João. As cenas no quarto da Martileide serão filmadas nos estúdios da TV Iguaçu, na Vista Alegre. “Anteriormente, iríamos filmar em Porto Alegre, mas graças à iniciativa do Medina do Clear Channel, do Café Alvorada e da Vera Pimentel, que nos apóia com o espaço da televisão, tudo ficou mais fácil e vamos fazer aqui”, concluiu Malu, uma diretora moderna, dinâmica, dessas com o pensamento rápido e que se especializou primeiro em documentários, conheceu bem o ramo e agora parte para longas metragens com concepções diferentes. Os truques ela mostrou que sabe. Melhor ainda, uma cena externa vai acontecer no Pilarzinho, com equipamento de chuva e o escambau. Sejam berm-vindos.

Voltar ao topo