Zetti promete muita disposição e trabalho

Em 2007, ele comandou o clube na inédita Libertadores. Levou o Tricolor à decisão do Paranaense, sendo derrotado na final pelo Paranavaí. Agora, a “bronca” é outra.

A missão de Zetti é conduzir o azul, vermelho e branco de volta à elite do futebol brasileiro. O treinador se diz engajado nessa tarefa, disposto a ralar com o grupo até o dia 28 de novembro, data da última rodada da Série B.

Paraná-Online: Há dois anos, você era a principal referência daquele grupo. Agora será do mesmo jeito, você é o “carro chefe” deste novo Paraná?

Zetti: É difícil responder. O que eu fiz no futebol como técnico ou jogador é história. Só que a grande referência tem que ser o Paraná. O respeito que temos que fazer com que o adversário tenha quando esse time entrar em campo. Mostrar uma equipe competitiva e essa deve ser a melhor marca.

Paraná-Online: A Série B é tão diferente assim da A?

Zetti: Sinceramente não. Muitos jogadores da B jogam na A. Temos um excesso de jogadores bons e por isso muitos ficam na segunda divisão. O que muda é um campo de jogo, a condição do time trabalhar, a torcida. Mas, se você está bem, o torcedor vem junto. O segredo é se organizar e mostrar a todos que há união em torno do objetivo. Isso vale para qualquer divisão.

Paraná-Online: Você viveu um momento de euforia no Paraná. Agora, se depara com um time até desacreditado pelo seu torcedor…

Zetti: Vivemos, em 2007, um momento bacana. Quando cheguei, a meta principal era o Paranaense. Na tabela, tínhamos apenas o Cobreloa, pela pré-Libertadores. Mas, fomos passando de fase, jogando bem, até chegar ao Libertad. Poderíamos ter ido além, onde pegaríamos o Boca e, depois, quem sabe? Mas, naquele momento, muita gente não acreditou na equipe. Até pela tabela, onde jogávamos a cada três, quatro dias. Agora, é bem diferente. O grupo está sendo remodelado e corremos contra o tempo e a competição é duríssima. Se a Libertadores era novidade para o Paraná, a Série B não é. Temos a obrigação de chegar entre os quatro.

Paraná-Online: Quem são os grandes concorrentes nesta Série B?

Zetti: Humm… acredito que a Ponte Preta, o São Caetano, a Portuguesa, que já possuem uma base muito boa. Enfim, os clubes de São Paulo. O Vasco, o Bahia, clubes de tradição e que também estão se preparando há algum tempo. Vai ser realmente um campeonato muito disputado. E o Paraná, com certeza, vai ter que estar neste G4. Enquanto tiver forças e sabedoria para passar para os jogadores, vamos estar nessa condição, lutando sempre para nos mantermos na ponta de cima da tabela.

Voltar ao topo