Zagueiro espanhol morre de parada cardíaca aos 26 anos

O zagueiro e capitão do Espanyol, Daniel Jarque, de 26 anos, morreu neste sábado de parada cardíaca no hotel onde o time espanhol estava hospedado na cidade italiana de Coverciano. A equipe iria enfrentar o Bologna no domingo em sua preparação para o início da temporada na Espanha.

O jogador foi encontrado inconsciente no seu quarto e foi levado ao hospital. Os médicos, porém, não conseguiram reanimar o zagueiro, que estava falando no telefone com sua esposa no momento em que sofreu a parada cardíaca, de acordo com o jornal italiano Gazzetta dello Sport. Sua mulher está grávida de oito meses.

“O médico tentou ressuscitá-lo com o desfibrilador, mas o atleta não respondeu ao estímulo”, disse em nota o clube espanhol. “Depois de alguns minutos, a primeira ambulância chegou da Florença e eles usaram mais uma vez o desfibrilador e deram injeções de adrenalina. Mas o jogador não reagiu”.

O Espanyol estava fazendo sua pré-temporada em Coverciano. No domingo, iria jogar com o Bologna, mas a partida foi cancelada em razão da morte do jogador espanhol e o time voltará para Barcelona.

Daniel Jarque chegou ao clube quando tinha apenas 12 anos. Fez sua estreia em 2002 e participou da conquista da Copa do Rei em 2006. No mês passado, o zagueiro conquistou o posto de capitão do time.

A morte de Jarque não foi a primeira nessas circunstâncias. O meio-campista camaronês Marc-Vivien Foe faleceu em 2003 durante a partida contra a Colômbia, na semifinal da Copa das Confederações, quando tinha 28 anos. Após a morte, foi descoberto que o atleta sofria de problemas cardíacos.

Em 2007, o meia Antonio Puerta, do Sevilla, também sofreu um colapso dentro de campo em um jogo contra o Getafe, pelo Campeonato Espanhol. O jogador acabou morrendo três dias depois de parada cardíaca aos 22 anos.

Voltar ao topo