Zaga brilha e garante vitória na defesa e no ataque

David Luiz foi eleito pela Fifa o melhor jogador da vitória do Brasil sobre a Colômbia, nesta sexta, mas o posto poderia ter ficado também com Thiago Silva. Afinal, foram os dois zagueiros que garantiram o triunfo por 2 a 1, no Castelão, nesta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa. A dupla de zaga foi determinante não apenas no ataque, marcando os dois gols, mas também atrás, protegendo a meta defendida por Julio Cesar.

Enquanto Ospina precisou fazer cinco defesas na partida, de acordo com estatísticas da Fifa, o goleiro brasileiro não fez nenhuma intervenção em chutes a gol. Seu trabalho consistiu em interceptar cruzamentos, apesar de ter sofrido dois gols, sendo que um só válido – o outro acabou anulado. Foi Julio Cesar, porém, que fez o pênalti bem cobrado por James Rodríguez.

Após a partida, o colombiano, artilheiro isolado da Copa até aqui, desabou em choro, mas foi consolado exatamente por David Luiz, em cena tocante. O zagueiro marcou, de falta, o seu segundo gol com a camisa da seleção e também na Copa. O outro, anotado diante do Chile, porém, foi dado a ele de presente, uma vez que foi o chileno Vara quem empurrou contra o próprio gol.

Durante o jogo desta sexta, David Luiz recuperou quatro bolas, enquanto Thiago Silva recuperou outras seis. O líder desta estatística no time, porém, foi Fernandinho, com 12 jogadas iniciadas a partir dos seus desarmes. Paulinho, com função mais ofensiva, como segundo volante, recuperou duas, apenas.

Coletivamente, os dois times foram parecidos. O Brasil teve ligeira vantagem na posse de bola (51%), no número de chutes a gol (12 a 11), de finalizações certas (seis a cinco). A diferença é que três chutes brasileiros chegaram em Ospina. Enquanto isso, quatro tentativas colombianas pararam na zaga, antes de Julio Cesar.

Ainda de acordo com as estatísticas da Fifa, o Brasil acertou um passe a mais (369 a 368), mas teve pior aproveitamento. Afinal, perdeu mais bolas (79 a 68). Pressionando nos minutos finais, a Colômbia cruzou mais (20 a 13) e teve mais escanteios (seis a quatro).