Volante atleticano a caminho da Espanha

O Atlético pode perder o volante Chico para o futebol espanhol. A proposta é do Real Betis, que vai disputar a Série B do Campeonato Espanhol na temporada 2010-2011.

Em valores, a pedida é de 1,2 milhão de euros por 50% dos direitos econômicos do jogador, de 23 anos. O Furacão detém 50%, o PSTC, de Londrina, 30%, e o empresário do atleta, 20%.

Já está tudo certo entre os clubes e a negociação depende de Chico. Como a janela internacional de transferências se encerra na próxima terça-feira, dia 31 de agosto, o volante atleticano tem de decidir logo se vai para a Europa enfrentar uma segunda divisão espanhola ou se fica na primeira divisão brasileira. Os valores de salários não foram revelados.

A negociação criou um problema para o técnico Paulo César Carpegiani, que deixou transparecer que talvez não o utilize com receio de ter alguém em campo com a cabeça longe da Arena, por mais que tenha destacado o profissionalismo e a confiança do jogador.

Chico não quis adiantar sua decisão após o coletivo de ontem no CT do Caju. Entre os jogadores que falaram sobre o assunto, Paulo Baier deu a pista: perguntado sobre a expressão gaúcha “Cavalo encilhado, passou tem de montar”, Baier confessou que foi exatamente esta frase que Carpegiani falou para o volante.

Baier também disse que pediu para Chico ficar até o final do ano para ajudar o Atlético neste Brasileirão mas também destacou que o atleta precisa sempre levar em conta a carreira. “Quando surgem essas oportunidades a gente não tem de pensar muito e para um jogador novo tem de aproveitar”, explicou.

Caso o paranaense de Pato Branco vá para a equipe alviverde de Sevilha, Carpegiani terá outros cinco volantes no atual elenco atleticano para escalar a proteção à zaga: Deivid, Olberdam, Fransergio, Vítor e Claiton, que voltou a treinar ontem entre os reservas após o período de recuperação no Departamento Médico para tratar de uma artroscopia no joelho.