Interlagos

Vettel é o tricampeão mais jovem da Fórmula 1

O inglês Jenson Button, da McLaren, venceu hoje (25) o GP Brasil, em Interlagos. Mas a grande festa é do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que chegou em sexto lugar e conquistou o tricampeonato do Mundial de F-1.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, grande rival de Vettel na briga pelo título, ficou na segunda colocação e terminou o campeonato com 278 pontos, enquanto o alemão ficou com 281.

Vettel se torna assim o terceiro piloto na história da categoria a conquistar três títulos consecutivos, além de ser agora o mais jovem a conquistar um tri. Recorde este que era de Ayrton Senna.

Felipe Massa, que largou em quinto, foi o terceiro colocado, enquanto Bruno Senna, da Williams, abandonou a prova logo na primeira volta, quando se envolveu num pequeno acidente com Vettel e o mexicano Sérgio Perez, da Sauber.

A corrida

Se Alonso rezava por uma corrida totalmente fora do padrão, seu pedido foi prontamente atendido. Minutos antes da largada, chuva. Minutos depois da largada, Vettel virado na pista.

O alemão, que caiu para sétimo logo no S do Senna, se envolveu num acidente com Bruno Senna e rodou. Foi para a última colocação. Perez e Bruno deram adeus ao GP. Alonso, por sua vez, saiu em sétimo e pulou para quarto.

Na segunda volta, na reta, chegou a passar Massa e Webber ao mesmo tempo para chegar à terceira colocação. Mas o espanhol, que tanto pediu pela chuva, foi vítima dela na quinta volta, quando escapou no S do Senna e perdeu posição para Hulkenberg.

Já Vettel, mesmo com um carro ligeiramente danificado, dava as caras ao registrar a melhor volta até então. Recuperado do susto inicial, o alemão da Red Bull remou rápido até as primeiras colocações.

E como Alonso queria, a chuva trouxe indecisão para todas as equipes. Alguns setores da pista estavam secos, enquanto outros, molhados. Fato que fez todos os pilotos perder tempo nos boxes para troca de pneus.

Na volta 22, o espanhol da Ferrari usou o rádio para reclamar com sua equipe sobre detritos na pista. O safety car foi acionado. E se a McLaren foi a protagonista nos treinos de sábado, Hulkenberg queria roubar a cena na corrida.

O alemão da Force India assumiu a liderança na 18ª volta e, mesmo com Hamilton e Button na cola, conseguiu se defender bem. Até a volta 48. Com a pista molhada, Hulkenberg rodou e cedeu lugar a Hamilton.

Já Vettel não queria nem saber sobre primeira posição. O piloto da Red Bull procurava administrar o seu sétimo lugar, tanto que, mesmo bem perto de Kobayashi, não atacou o japonês.

Na 52ª volta, Vettel foi para os boxes para trocar o pneu duro pelos médios. Três voltas depois, voltou para o pit para recolocar pneus intermediários. Perdeu um tempo que poderia lhe custar o campeonato.

Pouco antes disso, Hulkenberg e Hamilton se tocaram. Button assumiu a liderança e puxou Alonso para terceiro, que pulou para segundo quando Massa abriu passagem.

Mas Vettel acordou para a corrida na parte final, embora a equipe insistia, pelo rádio, para apenas manter o carro na pista. O alemão não teve dificuldades para deixar Kobayashi e Schumacher.

Não tinha mais chuva que impedisse o tricampeonato do piloto. Sim, como dizia a Red Bull, restava apenas segurar o carro no traçado. Fez o dever e saiu de Interlagos com o seu terceiro título seguido na F-1.