Vascaínos fazem pacto pra Romário marcar milésimo gol

Rio – Prestes a completar 40 anos, Romário corre contra o tempo para chegar aos mil gols na carreira. E, pelo visto, o atacante acelerou os passos para alcançar a façanha. Com os três gols feitos na derrota do Vasco para o Botafogo, por 5 a 3, no domingo, faltam 53 para ele atingir a marca histórica, segundo os pesquisadores do futebol.

Polêmico e marrento, Romário discorda. De acordo com sua contagem, tem de fazer 45 para comemorar o feito.

O objetivo de Romário sensibilizou dirigentes, comissão técnica e companheiros de time. Entre os jogadores, há um pacto de ajudá-lo com passes e lançamentos certeiros, para que ele finalize mais vezes durante as partidas. Já a diretoria do Vasco criou o projeto ?Romário Mil Gols?, que consiste em transformar jogos-treinos, contra equipes fracas, em amistosos para que o craque concretize seu sonho.

Hoje, o plano volta a ser posto em prática. O Vasco disputa o quarto amistoso em 2006, contra o Angra dos Reis, time da 2.ª divisão do Carioca, em São Januário. Nos anteriores, Romário marcou, ao todo, três gols. ?Pelé fez gol no time do Exército, por que o meu não vale??, afirmou há 11 dias.

A diretoria cruzmaltina já sinalizou que o projeto terá uma segunda etapa. O clube planeja marcar vários amistosos internacionais durante a Copa do Mundo, na Alemanha. Neste período, a CBF vai paralisar o nacional por mais de um mês.

Amigos do craque admitem que, diante do desafio, ele mudou de postura. Sempre avesso aos treinos, o atacante não deixou de se exercitar por conta própria nas férias. O técnico Renato Gaúcho, por várias vezes, elogiou a forma física do ?gênio da grande área?.

Romário já disse que, apesar da idade avançada, vai lutar pela artilharia das quatro competições que o Vasco disputará em 2006: Carioca, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Brasileiro. Mais parece um garoto em início de carreira. ?Fazer tantos gols em um ano, ainda mais com 40 anos, é difícil. Mas vou tentar chegar o mais perto do milésimo?, disse, recentemente.

Voltar ao topo