Van Persie e Robben já estão ‘no limite’ na Holanda

Conciliar em três dias treinos que adequem a seleção holandesa à forma de a Argentina jogar e diminuir a carga de trabalho em razão do desgaste da prorrogação contra a Costa Rica, no último sábado, nas quartas de final da Copa do Mundo. Esse é o dilema do treinador Louis van Gaal até quarta-feira. Há jogadores importantíssimos que estão no limite, de acordo com avaliação reservada da comissão técnica da Holanda. São eles o capitão-artilheiro Robin van Persie e o atacante-velocista Arjen Robben.

Van Persie estava machucado antes da Copa e não chegou a participar de todos os treinamentos no Rio. Robben vem sendo poupado por causa das lesões musculares que têm atrapalhado sua carreira nos últimos seis anos.

Van Gaal deve comandar nesta segunda um treino secreto no estádio do Pacaembu, já em São Paulo, em que testará alternativas para a partida contra os argentinos. Embora em condições que não são ideais, em razão do término recente da temporada europeia e do estresse das partidas deste Mundial, Van Persie e Robben deverão participar. Ambos são fundamentais no esquema de Van Gaal.

O empate por 0 a 0 contra a Costa Rica nas quartas de final frustrou Van Gaal, que treinou o time em busca de uma vitória no tempo normal. O esquema ofensivo não deu certo, embora a Holanda tenha desperdiçado chances claras com Van Persie, Sneijder, Robben, Depay e Lens. Chutou ainda três bolas na trave.

Van Gaal não deverá jogar tão aberto contra a Argentina e manterá um esquema de vigilância ferrenha em cima de Messi, na tentativa de anulá-lo. Para ele, essa é a melhor forma de derrotar o adversário e chegar à final da Copa.

O treino de domingo, na Gávea, no Rio, contou com a presença de um bom número de jornalistas argentinos. Questionado por um deles sobre como avalia o adversário, o goleiro Krul resumiu: “É um time fantástico, mas nós também somos”.